sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Uma dura lição para o PT

Como o processo eleitoral ainda não terminou, o resultado do primeiro turno permite afirmar que o PT saiu dele com uma derrota relativa: não alcançou seu principal objetivo, que era o de eleger Dilma Rousseff sem a necessidade de um segundo turno.


Na verdade, desde que chegou ao poder, o PT foi enfraquecendo sua vértebra republicana, caminhando para a vala comum dos outros partidos quanto a escândalos. . Não é raro ouvir de militantes petistas a tese de que sem essas práticas não se governa. O que a evidência tem demonstrado é que a assimilação dessas teses e dessas práticas representa muito mais risco do que benefício político, além de uma descaracterização em termos de valores republicanos.


Dilma e Serra precisam extrair uma bela lição da campanha de Marina. Não são apenas cimento, ferro, estradas e obras que rendem votos. O "eu fiz" ou "fiz mais" também não resolve tudo. Uma campanha para a Presidência precisa irradiar valores vinculantes, uma perspectiva de civilização. Os dois candidatos mais votados pouco falaram de valores.


Uma eleição presidencial é também uma promessa de futuro, uma visão de destino que a sociedade quer e precisa se dar. O futuro não se define apenas no factível em termos de obras, mas também na regulação social pelo metro dos valores. A política é um dos fatores sociais nos quais os indivíduos querem encontrar uma razão de vida. A política é a atividade que consegue configurar de forma mais abrangente um sentido de pertencimento a uma comunidade de destino. Uma disputa presidencial apartada de valores e de sentido civilizador perde a sua razão principal de ser.


Fonte: O Estado de S. Paulo - 05/10/2010


Comentário  A critica tem razão, os candidatos esqueceram de transmitir uma mensagem para a família, para o trabalhador, sobre valores,  ética, etc. O futuro de uma Nação não é somente de resultados concretos e sim de valores intangíveis que formam a sociedade. Houve uma disputa de currículo, quem fez mais.


A diferença entre um estadista e um governante está nesses valores,  que procura despertar na sociedade. O estadista se preocupa com a próxima geração e o político com a próxima eleição.


Lembro bem do John Kennedy que disse: Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país. A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário