quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Código de Defesa do Consumidor e a Eleição Presidencial

bligo-PoliticoPinoquio.jpgOs termos propaganda e publicidade não são sinônimos. Propaganda  é a disseminação de idéias políticas, religiosas, cívicas entre outras.  O termo publicidade tem um caráter comercial. Publicidade seria a arte de despertar no público o desejo de comprar, levando-o à ação. Entretanto, a propaganda e publicidade em termos políticos ou de ideologia ou governamental, elas se fundem no momento em que o governo quer vender, ou melhor,  veicular um informe do governo ou idéias políticas.. A publicidade transforma  as idéias da propaganda num conteúdo mais simples, algo que o governo tem de oferecer para causar impacto ou atenção.


Assim poderemos analisar  as campanhas políticas quanto a sua publicidade, idéias,  que procuram chamar a atenção dos eleitores.


Agora temos a campanha do segundo turno para Presidência da República. Com dois candidatos que deveriam em termos de ideologia serem tão distintos nas idéias,  porém,   para que produto político seja penetrável em todas camadas sociais, as ideologias são colocadas de lado. É o principio da publicidade, se você tem um produto, enalteça apenas as suas qualidades. A política está nesse caminho sem ideologia, para que cada partido venda seu produto político sem os efeitos colaterais da ideologia.


Agora temos dois candidatos, Dilma do Partido dos Trabalhadores, PT, se fomos ler o Manifesto do Partido dos Trabalhadores,  dá até medo,  é a estatização da economia. O programa político e econômico do PT aprovado em Recife antes da candidatura  do Lula a presidência foi jogado no lixo.


Veja o tópico principal do programa do PT de 2002, que eles jogaram no lixo para vencer a eleição, lembra muito o socialismo bolivariano. “ de A implementação de nosso programa de governo para o Brasil, de caráter democrático e popular, representará uma ruptura com o atual modelo econômico, fundado na abertura e na desregulação radicais da economia nacional e na conseqüente  subordinação de sua dinâmica aos interesses e humores do capital financeiro  globalizado. Trata-se, pois, de  propor para o Brasil um novo modelo de  desenvolvimento economicamente viável e socialmente justo. Foi criado na época da eleição do Lula,  Lula Paz e Amor, sem medo de ser feliz. Agora com a Dilma segue o mesmo esquema.


Em 2007 a Dilma declarou que era favor do aborto, agora é contra. No ano retrasado o PT foi a favor do aborto e até expulsou um político da Bahia que era contra o aborto. Não é favorável a privatização. Os últimos bancos estatais que deveriam ser privatizados foram incorporados pelo Banco do Brasil. O passado da Dilma foi apagado, ex-guerrilheira, ideólogo do roubo de dezenas milhões de dólares, etc. Isso ela esqueceu, apenas lembra a tortura. Ela é partidária do desenvolvimento a qualquer custo e o meio ambiente apenas é um detalhe. O Lula também é assim. Agora para obter o apoio do Partido Verde vestiu-se de Verde. É o Hulk de saia. Passou o primeiro turno como se fosse uma boneca de ventríloquo. O Lula fazia o show político ou era o papagaio esperto que ficava no ombro da Dilma.


O "Blog da Dilma", feito por militantes do PT criticava Marina Silva antes da eleição. Chamava de traíra, ecochata, não tem "conhecimento" e "caráter" para governar o Brasil. E agora?


O produto político idealizado pelo marketing do PT para a Dilma é cara do Lula. Fizeram uma mulher andróide com software do pensamento do Lula. Até quando ela suportará esse pensamento lulismo é uma incógnita?


 O candidato do PSDB, um partido que tenta ser um partido social-democrata europeu,  mas tem resquício da mentalidade esquerdista da década de 60 da Cepal. É um partido que tem medo de assumir o neo-capitalismo.  


O PT inventou o político biogenético, cérebro neo-capitalista  e o coração socialista e marxista.


Os partidos esqueceram quem impulsiona o país é a tecnologia, educação, conhecimento, etc. Aquela máxima do Max, capital, trabalho, expropriação dos meios de produção acabaram. O que impera hoje, é a criação de linhas de produção, com tecnologia. A tecnologia é um fator primordial, que muda a cada instante. Isso a esquerda não entende nada. Fica no velho chavão ideológico. A época dos Fred Flinstone e Barney já passou muito tempo, mas na América Latina ainda persiste essa economia baseada numa oferta de mão de obra, que a própria tecnologia não necessita.


Os temas polêmicos dos partidos são colocados de lado, apenas oferecem a cobertura de um bolo que não sabemos quais são os ingredientes. É publicidade enganosa


A publicidade enganosa está exemplificada no art. 37 do CDC e é aquela que, através da sua veiculação, pode induzir o consumidor em erro. Pode ser por omissão, quando o anunciante omite dados relevantes sobre o que está sendo anunciado e, se o consumidor soubesse esse dado, não compraria o produto ou serviço ou pagaria um preço inferior por ele. A publicidade enganosa por comissão é aquela no qual o fornecedor afirma algo que não é, ou seja, atribui mais qualidades ao produto ou ao serviço do que ele realmente possui., A publicidade enganosa provoca uma distorção na capacidade decisória do consumidor, que se estivesse melhor informado, não adquiriria o que for anunciado.


Para o induzimento em erro não se considera apenas o consumidor bem informado, mas também o desinformado, ignorante ou crédulo Uma publicidade pode ser totalmente correta e mesmo assim ser enganosa, como por exemplo, quando omite algum dado essencial. O que fora anunciado é verdadeiro, mas por faltar o dado essencial, torna-se enganosa por omissão.


É nesse formato  de propaganda política enganosa que os eleitores escolherão quem será o novo Presidente da República, com muita omissão de temas econômicos, ideologia, reforma trabalhista  e política. 

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