domingo, 17 de outubro de 2010

Los 33-Lições do mundo subterrâneo

Luis Urzúa Iribarren, o último mineiro a ser resgatado, teve papel fundamental na sobrevivência de seus 32 companheiros

Desafios cruzaram o caminho do chileno Luis Urzúa Iribarren, 54 anos, muito antes de ele ficar soterrado a cerca de 700 metros de profundidade com outros 32 mineiros em Copiapó. Foram mudanças drásticas impostas pelo destino, que ajudaram a construir um homem de espírito forte e de comando. – Luis teve que assumir responsabilidades muito cedo – destacou a mãe, Nelly Iribarren, 78 anos, em entrevista ao jornal chileno Las Últimas Notícias.

Era uma referência ao episódio que marcou a vida de Urzúa aos 17 anos. A morte do padrasto – responsável por sua formação –, o obrigou a assumir a condição de chefe de família, ajudando na criação dos cinco irmãos mais novos. Como o pai também já tinha morrido, se tornou “o homem da casa”.

Por isso, antes mesmo do primeiro bilhete chegar à superfície, indicando que os homens confinados na mina San José estavam vivos, não foi difícil para Nelly imaginar o filho dando ordens, racionando comida e distribuindo tarefas, por que “ele é assim: mandão e organizado”. Os conhecimentos de resgate subterrâneo e de primeiros socorros, além dos 31 anos de experiência em mineração, também fizeram familiares acreditar que Urzúa buscaria uma forma de tirar os colegas do subterrâneo.

Nascido na cidade de Vallenar e topógrafo de formação, o mineiro foi descrito pelas autoridades chilenas e por integrantes da agência espacial americana, a Nasa, como um líder natural, sem o qual o resgate não teria acontecido. Especialista no tema, o conferencista, coach e escritor brasileiro Marco Fabossi – autor do livro Coração de Líder, concorda:

– O papel do líder é justamente ajudar a concentrar e convergir todo o trabalho para o resultado. Nesse caso, a liderança foi um fator que contribuiu muito para que as coisas terminassem como terminaram.

Na condição de responsável pelo grupo, ele fez todos acreditarem que eram capazes de, coletivamente, vencer os obstáculos, avalia Paulo Roberto Motta, professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

Casado e pai de um filho, Urzúa estava na condição de chefe de turno quando o acidente ocorreu. Foi o primeiro a falar com o exterior quando a sonda de comunicação chegou.

– Estamos bem, esperando que nos resgatem – disse ao ministro de Mineração chileno, Laurence Golborne.

Não foi apenas por causa da função que exercia que o topógrafo se transformou em líder do grupo. Foram as atitudes frente à situação adversa que o alçaram a essa condição:

– O cargo é uma posição, a liderança é um processo de interação – explica o professor da FGV.

Com os relatos da experiência emergindo à medida que os resgatados começaram a dar entrevistas, sabe-se agora que houve momentos de tensão. Urzúa apresentou o que considera o seu antídoto para as discordâncias: a democracia.

Do mundo subterrâneo, é uma lição referendada pelo mundo real. Marco Fabossi afirma que “a unanimidade nunca vai acontecer”. Segundo ele, exemplos positivos dados pelo líder e a conversa de uma forma clara e direta – o chamado feedback do mundo corporativo – são ferramentas capazes de ajudar a dissolver possíveis conflitos – aqui e lá. Fonte: Diário Catarinense - 17 de outubro de 2010 


Nenhum comentário:

Postar um comentário