segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros soterrados deve começar na quarta-feira

O ministro chileno da Mineração, Laurence Golborne, estimou que a operação de resgate dos 33 mineiros presos na mina de San José, no Chile, deva durar até 48 horas. Neste domingo (10), a equipe que trabalha na perfuração do acesso ao local onde estão os trabalhadores começou o trabalho de revestimento do duto de 622 metros.


Inicialmente, a estimativa é que os trabalhadores da mina comecem a ser retirados na parte da tarde da quarta-feira (13). Mas o ministro disse que, dependendo das condições do duto depois do revestimento, é possível começar o resgate na manhã de quarta. O revestimento é feito com uma espécie de material metálico para dar estabilidade ao túnel e não haver desmoronamentos.


Especialistas iniciaram uma operação para reforçar com uma camada de metal os primeiros 96 metros do túnel pelo qual os mineiros devem ser resgatados


Os mineiros estão soterrados na mina desde o dia 5 de agosto. Leia algumas curiosidades a respeito do caso:


- Entre os 33 mineiros soterrados na Mina San José, no Chile, o mais jovem deles é Jimmy Sánchez, de 19 anos.


- Os mineiros usarão um traje especial ao sair de dentro da mina. A roupa será verde, com cinco faixas refletoras, e feita sob medida para cada um. O traje é impermeável. Além da roupa, os mineiros usarão tênis e óculos especiais, que bloqueiam os raios UV.


- Os mineiros fizeram curso de oratória para poder dar entrevistas à imprensa quando saírem. O curso foi feito por videoconferência.


- US$ 15 milhões é o valor que a empresa Codelco deve gastar, no total, com o resgate dos mineiros.


- US$ 18 mil é o custo diário cobrado pela empresa Geotec, responsável pelos resgates.


- Além dos 33 mineiros presos, outros 300 trabalhavam na mina San José antes do desastre.


- 53 centímetros é o diâmetro da cápsula em que os mineiros entrarão para voltar à superfície.


- 16% é a porcentagem de chilenos que respondeu o nome de Laurence Golborne, ministro de Mineração, quando questionados sobre quais os políticos do país com mais futuro. Golborne vem ganhando projeção com o resgate dos mineiros e já é cotado pela imprensa como um dos possíveis candidatos nas próximas eleições presidenciais.


Fonte: UOL Noticias - 11/10/2010 - 07h05


Comentário: O governo atual do Chile não titubeou para tomar uma decisão para salvar os mineiros. Assumiu o resgate que deveria ser da responsabilidade da empresa e procurou especialistas para executar a operação de salvamento. . A primeira etapa da operação foi um sucesso. Agora é esperar a retirada dos mineiros do local que pode apresentar outro risco.


Analisou todos os cenários possíveis para execução  da operação (três planos em execução), sobrevivência dos mineiros,  estados psicológicos, etc. Ao contrário  do governo anterior, no caso do terremoto, demorou para tomar uma decisão, que era de sua.responsabilidade.


Sun Tzu disse sobre a liderança: Apóie sua estratégia com pronta ação, determinando rapidamente quais os ataques estão tendo sucesso e quais estão fracassando. Reforce o sucesso e sufoque o fracasso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário