domingo, 10 de outubro de 2010

Chávez expropria empresa agrícola

bligo-ChavezLibreta.jpgAgroisleña na mão do Estado 



No mesmo dia, e apesar de protestos nos Estados de Arágua, Mérida e Barinas, as autoridades venezuelanas assumiram o controlo da empresa agrícola Agroisleña, na sequência de um decreto de expropriação assinado pelo Presidente da Venezuela, Hugo Chávez.


A intervenção foi confirmada pelo vice-ministro de Agricultura, Iván Gil, numa dependência da Agroisleña no Estado venezuelano de Arágua, no mesmo dia em que foi publicado na Gazeta Oficial o decreto de expropriação desta empresa agrícola.


"Queremos dizer a todos os trabalhadores da empresa Agroisleña que lhes garantimos todos os direitos e condições de trabalho", frisou aquele governante.


A ocupação foi acompanhada por simpatizantes de Hugo Chávez, enquanto elementos da polícia de Arágua impediam os trabalhadores de aceder à empresa. Informações não confirmadas oficialmente dão conta que várias pessoas foram detidas durante confrontos entre apoiantes da expropriação e trabalhadores que contestavam a decisão governamental.


Por outro lado, no município Rangel do Estado de Mérida, um grupo de pessoas, em cerca de 200 viaturas, bloquearam os acessos às estradas principais em protesto pela expropriação e denunciando que a medida prejudicará a produção agrícola nacional.


Em Barinas, um protesto pacífico de trabalhadores e produtores agrícolas e de gado foi reprimido pela polícia regional, com gás lacrimogéneo


A Agroisleña, empresa de capitais espanhóis (Canárias) e venezuelanos, tem mais de 2000 trabalhadores. Foi fundada há 52 anos e tem 20 sucursais em vários Estados do país.


As autoridades de Tenerife solicitaram a intervenção do embaixador de Espanha em Caracas, Juan Ramón Serrat Cuenca, junto do Presidente Hugo Chávez, para que este reconsidere na decisão de expropriar esta empresa hispano-venezuelana.


Lusa – Portugal, 06 Outubro 2010


Comentário: Daqui a pouco Chavez está criando a libreta de alimentación para os venezuelanos bolivarianos. Para os bolivarianos lembrarem da libreta. Ela tem uma vantagem, reduz o colesterol e controla o peso. O futuro da Venezuela será semelhante a Cuba com uma pequena vantagem tem petróleo


Veja a libreta cubana ou melhor o cardápio cubano


Producto           


Arroz- 2,70 kg/mes                                     


Frijol – 0,5 kg./mes                                  


Azúcar blanca  1,30 kg/mes                   


Azúcar prieta -  1,30 lb/mes                                                


Leche - 1 litro niños de 0 a 7 años /diário      


Huevos- 6 cada 15 días      


Carne de res – 225 g/mes   


Pollo – 450 g/mes   


Salchichas – 225 g/mes  


Jamonada- 225 g/mes           


Picadillo – 338g/mes   


Pescado - 425 g/mes       


Pan – 01/diario  




Nenhum comentário:

Postar um comentário