terça-feira, 26 de outubro de 2010

Campanha de Prevenção de Acidentes de Trânsito na Austrália

Em 1986, o Estado de Vitória criou a Comissão de Acidentes de Transporte, conhecida como TAC-Transport Accident Commission, para desenvolver ações e campanhas voltadas à educação no trânsito, seguro, reabilitação, hospitais especializados para vítimas, etc.

As campanhas da TAC têm por costume chocar a população com campanhas realistas, as quais retratam fielmente as cenas que envolvem os acidentes de trânsito, como, por exemplo, a direção sob efeito de álcool e drogas, e suas graves conseqüências para a vida cotidiana das pessoas envolvidas.

A estratégia vem funcionando, desde a sua primeira campanha em 1989, pois os índices de acidentes de trânsitos foram gradualmente reduzindo.

Após 20 anos e várias ações conjuntas, a TAC desenvolveu a campanha Everybody Hurts, de aniversário, revelando uma montagem de todas as campanhas passadas.

A retrospectiva do vídeo nos mostra em quase seis minutos cenas tristes e emocionantes que retratam varias situações já ocorridas na vida real. De acordo com a TAC “a campanha é uma oportunidade de relembrar imagens de nossa memórias e recordar as milhares pessoas que foram afetadas por acidentes de trânsitos e para jamais esquecer, “dirija com segurança“.


Comentário: Em 2006, no Brasil teve a repercussão a  tragédia   da Lagoa, Rio de Janeiro, cinco jovens morreram, devido ao excesso de velocidade do carro, bebida alcoólica.


Um dos pais disse três anos depois:

Eu e Vitoria perdemos uma filha de dezessete anos, que estava de carona no carro potente do jovem namorado que dirigia em alta velocidade e alcoolizado. Nem o uso do cinto de segurança a salvou. A "Tragédia da Lagoa", como esse triste fato ficou conhecido, matou os cinco jovens que estavam no carro. Não há como lidar com uma perda dessa dimensão e a morte de nossa filha é um divisor de águas em nossa vida. Transcorridos três anos, o tempo não amenizou a enorme angústia que sentimos, pois não há presença mais forte do que a ausência de uma filha que partiu antes de nós. É pura ilusão pensar que isso acontece somente com o vizinho ou com um colega do trabalho.

O laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) sobre o acidente que deixou cinco jovens mortos na Lagoa , confirmou que o carro trafegava em uma velocidade superior a 100km/h. Na avenida, o limite de velocidade é de 70km/h.


O laudo do Instituto Médico-Legal, revelou que quatro dos cinco jovens estavam embriagados. O resultado do teste de alcoolemia, feito pelo Laboratório de Toxicologia do IML, revelou que IRG, de 18 anos, o motorista do Honda Civic, tinha uma concentração de álcool no sangue de 1,39g/L (grama por litro). Dos cinco jovens, só ACRP, de 17 anos, namorada do motorista, não bebeu. Seu exame deu zero.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a pessoa com índice acima de 0,6g/L já é considerada incapaz de dirigir, ou seja, está em estado de embriaguez. O exame revelou que FTAV, de 22 anos, tinha 1,97g/L de álcool no sangue; MBR, de 16, 0,78g/L; e JKC, de 17, 0,69g/L.

Aos intérpretes jovens e adultos que acham que são os cavaleiros de aço da sociedade moderna. A vida não é virtual, mas sim real e feita de carne e osso. Eles acham que têm  ganhos de vida como fosse um jogo de game.
Montados em seus cavalos reluzentes e escondidos atrás dos vidros escurecidos de suas armaduras, esses novos cavaleiros do apocalipse se sentem senhores da vida e da morte.  Desafiam o destino e superestimam a habilidade de dirigir veículos em alta velocidade, alimentados pelo álcool ou droga.

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