A Embraer
apresentou na terça-feira, 7 de março de 2017, em cerimônia realizada na
unidade da Empresa em São José dos Campos, a maior aeronave da segunda geração
da família de E-Jets e também o mais eficiente avião comercial do mundo para
rotas domésticas: o E195-E2. Com voo inaugural previsto para os próximos meses,
o jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019.
“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o
perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem
20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se
o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação
de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais”, disse John
Slattery, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial.
O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando
comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em
duas classes de serviço, ou até 146 em classe única.
Com 14,5 metros de comprimento e 35,1 de envergadura – o
mais largo já produzido no país, o E195-E2 também tem aumento significativo de
alcance de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará
viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.
A aeronave tem uma asa desenvolvida especialmente para o
modelo, com o maior alongamento entre jatos de corredor único, aumentando a
eficiência de consumo de combustível. Além de uma especificação mais
equilibrada, a Embraer usou toda a experiência de mais 17 milhões de horas
voadas nos E-Jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a
um projeto de otimização para o E2. Por exemplo, sendo concebido com uma
combinação inteligente de materiais, o E195-E2 consegue ter capacidade de
transportar 10% mais passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o
mesmo peso.
“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as
novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração
de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando
o arrasto e o peso,” explica Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações,
Embraer Aviação Comercial. “O avião terá uma economia de até 24% de consumo e
20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte
dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande
diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus
vários sistemas.”
A Embraer vai utilizar dois aviões na campanha de
certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de
aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o
voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de
manutenção e de interior.
Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais
275 firmes, sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra,
tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente,
a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder
global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de
mercado.
Com investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi
lançado em junho de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir
continuamente na linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no
segmento de 70 a 130 assentos. Fonte: Embraer Noticias
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