quarta-feira, 29 de maio de 2019

Resultados de Competitividade Mundial do IMD 2019

No mundo altamente interconectado e em rápida mutação, as economias são afetadas por questões que vão desde as reservas sobre a globalização ao ceticismo sobre a automação, do desafio da sustentabilidade ao desafio da implementação. Nem todas as economias abordam esses problemas da mesma maneira.
A competitividade fornece o quadro para quantificar o resultado de lidar com esses desafios do ponto de vista do país. Em última análise, ela nos permite reconhecer os fatores que facilitam a prosperidade. E é assim que esperamos que nossos rankings sejam usados e interpretados: a competitividade é tanto uma ferramenta quanto um objetivo da política econômica.

O IMD World Competitiveness Rankings, estabelecido em 1989, incorpora 235 indicadores de cada uma das 63 economias classificadas. O ranking leva em conta uma ampla gama de estatísticas “duras” como desemprego, PIB e gastos do governo em saúde e educação, bem como dados “suaves” de uma Pesquisa de Opinião Executiva cobrindo tópicos como coesão social, globalização e corrupção.
Esta informação se alimenta em quatro categorias - desempenho econômico, infraestrutura, eficiência do governo e eficiência empresarial - para dar uma nota final para cada país. Não existe uma solução única para competitividade, mas os países com melhor desempenho tendem a pontuar bem nas quatro categorias. Fonte: IMD MAY 2019
Comentário:

O Brasil lembra a propaganda da Volks, T-Rex (Brasil) versus T-Cross (competitividade, modernidade).

domingo, 26 de maio de 2019

Theresa May: admite fracasso com Brexit e anuncia renúncia

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou na manhã desta sexta-feira que deixará o cargo no próximo dia 7 de junho, abrindo caminho para a disputa por sua sucessão como líder do Partido Conservador e, consequentemente, no comando do governo.
A decisão ocorre após quase três anos de desgastes causados por sucessivos fracassos na condução do Brexit, como é conhecido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
Em um discurso emocionado, May afirmou que fez o melhor para honrar o resultado do referendo de junho de 2016. "E eu sei que podemos entregar o Brexit", acrescentou, se referindo a seu partido.
Ela lamentou não ter conseguido concluir a tarefa. "Meu sucessor terá de conseguir um consenso", afirmou, fazendo alusão aos votos necessários no Parlamento para que um acordo de saída da União Europeia seja aprovado. "Um consenso só será possível se ambos os lados do debate se comprometerem."

A primeira-ministra chorou ao fim de seu pronunciamento.
"Nossa política talvez esteja sob pressão, mas há tantas coisas boas no nosso país, tanto de que devemos nos orgulhar", disse May. "(Sou) a segunda primeira-ministra mulher, mas certamente não a última." "Em breve, deixarei o trabalho que foi a honra de minha vida", afirmou, concluindo que agradecia por ter servido ao país que ama – momento em que não conseguiu mais conter as lágrimas.

Sucessão
May esteve sobre intensa pressão desde que assumiu o cargo, em 2016.
O primeiro-ministro anterior, David Cameron, renunciou após a vitória do Brexit no referendo de junho daquele ano – ele defendia a permanência do país no Reino Unido no bloco europeu.
Apesar de ter apoiado a permanência do Reino Unido na União Europeia, May defendeu que o resultado do plebiscito deve ser respeitado e, ao assumir o cargo, definiu o processo como prioridade de seu governo.
A disputa para escolher um novo líder do Partido Conservador, que se tornaria primeiro-ministro, deve começar apenas no dia 10 de junho.
Atualmente, o nome mais cotado para substituí-la é o do ex-ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, mas há outros possíveis nomes, como o ex-secretário Dominic Raab. Fonte: BBC Brasil - sexta-feira, 24 de maio de 2019  

sábado, 25 de maio de 2019

Os dez países mais visitados do mundo

Conheça as dez nações mais visitadas por turistas estrangeiros em 2017, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. Cinco dos países mais populares são europeus –apenas um é latino-americano.

10º lugar - TAILÂNDIA - O país atraiu 35,4 milhões de turistas internacionais em 2017, uma alta de 8,6% em comparação a 2016. Mesmo assim, o país caiu uma posição de 2016 para 2017.

9º Lugar - ALEMANHA - O país recebeu 37,5 milhões de turistas estrangeiros em 2017. Mesmo com uma alta de 5,2% em comparação a 2016, o país caiu duas posições e ficou na nona colocação em 2017.

8º lugar - TURQUIA - O país atraiu 37,6 milhões de turistas em 2017, registrando um enorme crescimento (24,1%) em relação ao ano anterior e subindo duas colocações. 

7º lugar - REINO UNIDO - O país recebeu 37,7 milhões de turistas em 2017, fazendo dele o sétimo destino mais popular do mundo. O número representa um aumento de 5,1% em comparação a 2016, quando ficou na sexta colocação no ranking. 

6º lugar - MÉXICO - Único país latino-americano na lista dos dez mais visitados do mundo em 2017, o México recebeu 39,3 milhões de turistas internacionais, o que representa uma alta de 12% em comparação a 2016, quando ficou na oitava posição. 

5º lugar - ITÁLIA - O país recebeu 58,3 milhões de turistas internacionais em 2017, uma alta de 11,2% em comparação a 2016, mantendo a quinta posição. 

4º lugar - CHINA - O país atraiu 60,7 milhões de turistas internacionais em 2017, uma alta de 2,5% em comparação a 2016. 

3º lugar - EUA - Os Estados Unidos receberam 75,9 milhões de turistas internacionais em 2017, representando uma redução de 3,8% em relação ao ano anterior e fazendo o país perder a segunda colocação para a Espanha. 

2º lugar - ESPANHA - O país passou da terceira para a segunda colocação no ranking de 2017 ao receber 81,8 milhões de turistas internacionais, um aumento de 8,6% em comparação ao ano anterior.  .

1º lugar - FRANÇA - O país recebeu 86,9 milhões de turistas internacionais em 2017, um aumento de 5,1% em comparação a 2016, quando também ficou na primeira colocação do ranking da Organização Mundial do Turismo.  Folha de São Paulo - 5.out.2018 às 8h00

Comentário: Em 2017, o Brasil recebeu 6,6 milhões turistas estrangeiros.

Longa fila de alpinistas, no Monte Everest

Fotos impactantes divulgadas nos últimos dias mostram uma longa fila de alpinistas, muito próximos uns dos outros, arrastando suas botas de escalada na área entre o cume e o desfiladeiro sul, onde fica o último acampamento na encosta nepalesa.
Os analistas afirmam que o engarrafamento é provocado pela proliferação de permissões de escalada, assim como pelo reduzido número de 'janelas' meteorológicas adequadas para chegar ao topo. Desta maneira, todas as expedições iniciam o ataque final ao Everest durante os mesmos dias.
Na altura extrema, o oxigênio é mais escasso na atmosfera e os alpinistas precisam recorrer a garrafas de oxigênio para alcançar o topo.
Uma altitude de 8.000 metros acima do nível do mar é considerada a "zona da morte".
"Permanecer muito tempo na zona da morte aumenta os riscos de congelamento, de sofrer o mal da altitude ou inclusive de morte", explica à AFP Ang Tsering Sherpa, ex-presidente da Associação de Alpinistas do Nepal. Fonte: NYTimes-24/05/2019  

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Radio Garden

Radio Garden é um site que permite ouvir rádios de vários países com procura pelo globo terrestre.  A interface 3D lembra a do Google Earth, tradicional mapa de busca por satélite e um ponto verde mostra as cidades com rádios ativas na ferramenta.  
Projetado por um estúdio de Amsterdã, na Holanda. O site permite que os usuários ouçam 7.877 estações de rádio ao redor de todo o globo. A rádio BBC de Londres, na Inglaterra, e 28 outras de Nova York, nos Estados Unidos, são algumas com fácil acesso.
As  rádios estão espalhadas pelos cinco continentes. Destaque para os Estados Unidos, onde é possível ver um número muito grande de rádios.
Para experimentar a ferramenta, clique aqui.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Book of Eli

Trilha sonora e música do filme Diário de Eli(Book of Eli). Filme muito bom




sábado, 18 de maio de 2019

Cuba anuncia racionamento de produtos básicos

O governo de Cuba anunciou na sexta-feira (10/05) o racionamento de produtos básicos no país, que se prepara para enfrentar a pior crise econômica em décadas. A medida limita a oferta de itens como frango, ovos, arroz, feijão, sabão, entre outros.

A ministra do Comércio, Betsy Diaz Velazquez, disse à agência estatal de notícias de Cuba que serão aplicadas várias formas de racionamento para lidar com a escassez de alimentos básicos.
Ela atribuiu a situação ao recrudescimento do embargo comercial dos EUA imposto pela administração Trump. Economistas atribuem a situação também à redução da ajuda vinda da Venezuela, onde o colapso da companhia estatal de petróleo levou ao corte de quase dois terços dos carregamentos de combustível subsidiado, que Cuba usava em seu setor energético e como mercadoria para ganhar moeda forte no mercado aberto.

PELO MENOS ÓLEO DE COZINHA
"Pedimos calma", disse Diaz, acrescentando que os cubanos deveriam sentir-se seguros de que, pelo menos, vai continuar havendo óleo de cozinha em grande quantidade. "Não é um produto que estará ausente do mercado, de forma alguma."

IMPORTAÇÃO DE ALIMENTOS
Cuba importa cerca de dois terços dos seus alimentos, a um custo anual de mais de dois bilhões de dólares, e a escassez temporária de produtos básicos é comum na ilha há vários anos.
Nos últimos meses, um número crescente de produtos começou a desaparecer por dias ou semanas, e grandes filas começaram a se formar nos supermercados em poucos minutos, após o aparecimento de produtos escassos, como frango ou farinha.

LIBRETA
 O cubanos têm direito a uma cesta básica de alimentos a preços subsidiados, através de uma caderneta de racionamento conhecida como "la libreta", que os próprios cidadãos consideram insuficiente.

RESTRIÇÃO DE COMPRA
Outros produtos são vendidos fora dessa caderneta, a preços regulados porém mais altos, na cadeia estatal de mercados Ideal. São estes que estão sofrendo as novas restrições anunciadas.
Uma alternativa são os supermercados estatais em moedas estrangeiras, com preços mais altos, onde também foram registrados desabastecimentos e longas filas.
Nos mercados Ideal, a venda de arroz será limitada a sete quilos por compra, enquanto a de feijão, a pouco mais de dois quilos. Cada cliente só poderá comprar uma garrafa de detergente, um tubo de pasta de dentes, duas pedras de sabão e três de sabonete. Fonte: Deutsche Welle-11.05.2019

Comentário: O grande problema do socialismo é o TALVEZ. Talvez funciona, talvez transforma-se na ditadura do proletariado, talvez funciona com partido único, talvez elimina a fome, talvez tenha liberdade, etc.
Olha o socialismo bolivariano, não funciona nada. Não admite pluralidade de opiniões,  etc. O socialismo vem desde Marx como laboratório de idéias que na prática não funciona. Ele criticou o capitalismo que estava nascendo e desenvolvendo com teorias socialistas, que não estava implantada em nenhum país. A crítica do capitalismo vem desde 1800 até os dias atuais, comparando um sistema que bem ou mal funciona, tem a vantagem de modificar conforme evolução da sociedade com uma teoria utópica. O capitalismo tem toda uma experiência de mudanças  e aperfeiçoamentos e o socialismo o que tem? Nada. O socialismo é como um livro de ficção, funciona em cinema, no meio dos intelectuais, mídia, universidades, etc. Como se diz em Cuba, o que é carne? É um sonho. O socialismo é um sonho e faz de conta que funciona.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Itaú reduz projeção para PIB e vê economia brasileira em desaceleração

O Itaú piorou nesta segunda-feira (13) a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. O crescimento previsto agora é de apenas 1% - antes, o banco estimava alta de 1,3%. O número esperado agora para 2019 é mais fraco do que o avanço de 1,1% registrado pelo país no ano passado.

No primeiro trimestre, o Itaú estima que a economia brasileira tenha recuado 0,2%. Antes, a previsão era de queda de 0,1%.

"A principal contribuição para isso foi a produção industrial, que recuou 1,3% ante fevereiro (com ajuste sazonal)", informou o banco em relatório assinado pelo economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita. "Ademais, a confiança do empresário não se recuperou em abril, após forte queda em março, e a criação de empregos medida pelo Caged está desacelerando."
O Itaú também reduziu a previsão de crescimento do ano que vem de 2,5% para 2%.

Os indicadores do primeiro trimestre têm feito com que os analistas refaçam as contas para o desempenho da economia neste ano. Na sexta-feira, o Bradesco também piorou o seu cenário macroeconômico e passou prever crescimento de apenas 1,1% este ano.

Nesta segunda-feira, o relatório Focus do Banco Central mostrou que os economistas dos bancos reduziram a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 1,49% para 1,45%. Foi a 11ª queda consecutiva do indicador.Fonte: G1-13/05/2019

Brasil caminha para década com crescimento mais fraco em 120 anos
Entre 2011 e 2020, economia brasileira deve avançar em média 0,9% ao ano, aponta FGV. Taxa é menor que o 1,6% da chamada 'década perdida', nos anos 1980. 

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Morre Doris Day

A cantora e atriz Doris Day, estrela de dezenas de filmes dos anos cinquenta e sessenta, morreu nesta segunda-feira aos 97 anos, segundo a agência AP. A cantora participou de filmes como Ama-me ou Esquece-me, Confidências à Meia-Noite (pelo qual recebeu sua única indicação como atriz ao Oscar) e Um Pijamas para Dois, e trabalhou com cineastas como Michael Curtiz e Alfred Hitchcock, ao mesmo tempo em que se tornava também um ícone na música e na televisão. 
Nascida em Cincinnati, Ohio, em 3 de abril de 1922, como Doris Mary Ann von Kappelhoff, atuou em 39 filmes, de acordo com seu site. A página considera que Ama-me ou Esquece-me, Ardida como Pimenta e Confidencias à Meia-Noite são seus filmes mais amados pelo público. "Ao mesmo tempo, uma série de excelentes discos gravados entre 1956 e 1968 expandiu sua popularidade", recorda o site.
A atriz e cantora recebeu em 2004 a Medalha da Liberdade, da Casa Branca, por suas realizações artísticas e frenética atividade em defesa dos animais: presidiu várias entidades beneficentes e criou hospitais e creches para animais de estimação. Fonte: EL PAÍS-Madri 13 Mai 2019 


  




  


domingo, 12 de maio de 2019

Haja bala

Todo mundo agora pode andar armado —como se o Brasil já não fosse um grande tiroteio

Basta acordar escutando uma emissora de notícias. Operação militar esta madrugada no morro xis termina em tiroteio. PMs faziam patrulha quando foram atacados por traficantes. Na troca de tiros, morreram três traficantes, dois soldados e uma moradora de 90 anos a caminho da igreja. Você já ouviu essa notícia ontem, só que eram PMs contra milicianos. Vai ouvi-la de novo amanhã, de milicianos contra traficantes, e outra, no dia seguinte, de traficantes contra traficantes.

PM de folga, à paisana, é morto por bandidos ao sair de casa. Carro levando família de músicos é confundido com carro parecido, usado por bandidos que estavam sendo procurados, e fuzilado com 88 tiros pelo Exército. Grupo armado passa de carro e chacina 12 pessoas paradas no botequim da esquina. Particular é assaltado na rua e reage a tiros contra assaltante.

Bando de 30 pessoas em seis carros blindados derruba as grades, mata os seguranças e assalta fábrica de eletroeletrônicos. PM sai em perseguição pelas ruas do bairro e tiros atingem a população. Quadrilha armada intercepta caminhão na estrada e leva a carga. Jovem de 18 anos, portando granadas, fuzil e metralhadora, invade escola e mata dez ex-professores e colegas. Índios, padres, missionários e ecologistas recebidos a tiros por grileiros, agora com aval oficial.

Vereador do PPBB é assassinado em ação friamente planejada. Conflitos e tiros matam torcedores do time tal perto do estádio no clássico de ontem. Polícia estoura arsenal em apartamento de classe média no bairro assim-assado —ou seja, o seu simpático amigo do prédio era bandido e você não sabia. E, agora, qualquer um pode andar armado pelas ruas do Brasil e com a bala no pente.

Haja bala à solta neste país. É por isso que Jair Bolsonaro não dorme de touca. Dorme com uma arma na mesa de cabeceira. Talvez pelo nível de seus vizinhos naquele condomínio da Barra.
Folha de São Paulo - 10.mai.2019- Ruy Castro, jornalista e escritor

sábado, 11 de maio de 2019

Pombo ultrapassa limite de velocidade e é fotografado por radar na Alemanha

Era uma tarde tranquila na cidade de Bocholt, no oeste da Alemanha, quando um pombo ultrapassou o limite de velocidade em uma rua residencial, voando a 45 km/h em uma área em que a velocidade máxima era de 30 km/h. Um radar de velocidade disparou o flash assim que a ave passou voando por ele.

Autoridades da cidade, que fica perto da fronteira com a Holanda, publicaram a foto captada pelo radar na semana passada e, desde então, a imagem se tornou viral.
Em circunstâncias normais, a penalidade por excesso de velocidade equivaleria ao pagamento de multa no valor de 25 euros (cerca de R$ 111).

O evento inusitado aconteceu em fevereiro, mas a prefeitura de Bocholt informou por meio de sua conta no Facebook que levou algum tempo para analisar as fotos.

De acordo com o município, há uma margem de tolerância de 3 km/h em casos de excesso de velocidade, mas ainda assim o pombo estava voando a uma velocidade 12 km/h superior, "em rota de colisão com veículos e pedestres".

Um morador sugeriu que se tratava claramente de um pombo de corrida, enquanto outro brincou que a punição apropriada seria a prestação de serviço comunitário como pombo-correio.
A página da cidade de Bocholt no Facebook dizia filosoficamente: "Acima de tudo, resta saber se e como o pássaro veloz vai pagar sua multa de 25 euros". Fonte: G1 Mundo-08/05/2019 

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Ação solidária

Joshua Coombe muda a vida dos moradores de rua  de Londres. Cortar-lhes o cabelo sem cobrar nada.
Um corte de cabelo pode mudar uma vida. E Joshua Coombe corta o cabelo dos moradores de rua sem cobrar nada, por amor à sua arte e para ajudar os outros. E eles contam-lhe as suas histórias.
O corte de cabelo  devolve-lhe a dignidade, a autoestima e a confiança”,diz Joshua Coombes.
Um corte de cabelo pode mudar uma vida. Centenas de cortes de cabelo grátis, àqueles que mais precisam, podem fazer algo mais se tornar-se um movimento global de gestos altruístas. Isso é o que Joshua Coombes pretende com o movimento #DoSometingForNothing onde estão as histórias.
Joshua tem 29 anos e já foi roqueiro. Decidiu seguir o exemplo de outros, espalhados pelo mundo, e tornar-se um cabeleireiro solidário. “Somos já centenas  de cabeleireiros tentando  marcar a diferença, mas a nossa ideia é ir mais além e envolver tantas pessoas quanto possível no #DoSomethingforNothing nas redes sociais”, diz Joshua. Fonte: Observador - 31/10/2016

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Morre Beth Carvalho

A cantora Beth Carvalho morreu nesta terça-feira (30/04), aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada desde o início de janeiro no Hospital Pró-Cardíaco, que informou que a causa da morte foi uma infecção generalizada.

Conhecida como a Madrinha do Samba, durante seus mais de 50 anos de carreira, Beth Carvalho se consagrou como um dos maiores nomes da história do gênero musical. Eternizou com sua voz canções como "Andança", "Coisinha do Pai", "Olho por Olho", "As Rosas não Falam" e "Folhas Secas".

No comunicado que anunciou a morte, a assessoria de imprensa da cantora agradeceu o "carinho e a solidariedade" neste momento. "Beth deixa um legado de valor inestimável para a música popular brasileira e sempre será recordada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro", diz o texto.

Em 1969, lançou seu primeiro álbum, "Andança", cuja canção título foi seu primeiro grande sucesso e trouxe fama para a jovem em todo o país. Em 1973, gravou "Canto por um Novo Dia", seu primeiro disco totalmente dedicado ao samba, gênero que a acompanharia para o resto de sua vida. Depois deste sucesso, passou a lançar um álbum por ano.

Em 2009, teve seu trabalho reconhecido ao ser agraciada com um prêmio especial do Grammy Latino por sua obra. Em 2007, seu sucesso "Coisinha do Pai" tocou no espaço. A música foi escolhida pela Nasa para despertar um robô em Marte. Fonte: Deutsche Welle-30.04.2019