Computadores,
notebooks, iPods, agendas eletrônicas, TVs,celulares, essas maravilhas modernas
da comunicação, para que servem?
O
perigo da tecnologia eletrônica, principalmente do computador e celular é sua
utilidade. Para que serve? É uma ferramenta de trabalho ou de entretenimento? O
modismo tecnológico, quanto mais potente o computador ou o celular com mais
acessórios, mais acompanho a sociedade de consumo. O computador e celular
viraram marca de consumo. É o Mac Donald´s eletrônico. É o Mc eletrônico.
O
filosofo Herbert Marcuse: em Sociedade Tecnológica sintetiza esse consumismo
desenfreado; “ De fato, uma sociedade avançada, em razão do progresso
tecnológico, somente se sustenta quando organiza e explora, com êxito, a
produtividade da civilização industrial. A crescente produtividade de
mercadorias e serviços traz consigo atitudes e hábitos prescritos, que acabam
mobilizando a sociedade em seu todo, com a promessa utópica do ócio, do
entretenimento e lazer organizados”.
Esse
princípio é utilizado pelo marketing da obsolescência planejada. As novas
tecnologias são guardadas, mesmo estando prontas para lançamento, até que a que
está no mercado entre em declínio. Manter produtos antigos é um grande desafio.
Isso porque uma das estratégias da indústria é oferecer novas versões, com novos
recursos ou ampliados, com o objetivo de
fazer os consumidores substituírem seus produtos rapidamente. Na essência o
consumidor continua fazendo a mesma coisa com produto mais sofisticado. Vira um
vício, como se fosse fumar um cigarro. A indústria utiliza esse
estratagema, quanto mais rápido você
introduz pequenas modificações, mais você acelera o ciclo produtivo, tornando o
consumidor dependente dessas mudanças.
Como
exemplo, é o caso das máquinas digitais, antigamente com a máquina mecânica, o
consumidor procurava entender das técnicas de fotografias para obter o
máximo de sua câmera, hoje, a
preocupação é quanto de pixels tem a máquina, isto é, a potência da máquina. A
preocupação com a fotografia é relegada ao segundo plano. Isso acontece com a
maioria dos produtos eletrônicos. A novidade impera sobre o conhecimento.
Esse
é o grande problema futuro da sociedade; o consumo necessário verso consumo
supérfluo. Esse é o grande desafio do Planeta Terra, tornar-se um Planeta Verde
ou um Planeta de Plástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário