sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sábio aimará que abençoou Morales antes da posse é preso com cocaína naBolívia

bligo-Xama.jpgO xamã aimará que há quatro anos abençoou o presidente da Bolívia, Evo Morales, e lhe entregou um bastão indígena pouco antes sua posse como governante foi detido portando 240 quilos de cocaína. Conhecido como um "amauta" - sábio indígena -, Valentín Mejillones foi preso na terça-feira junto com seu filho e um casal de colombianos, segundo o diretor da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico, coronel Félix Molina.

O vice-presidente boliviano, Álvaro García, se apressou em declarar que Mejillones não foi escolhido por Morales para a celebração antes de sua posse nem para a cerimônia que antecedeu o ato em que assumiu seu segundo mandato, da qual o xamã também participou. De acordo com García, Mejillones foi indicado por grupos religiosos para abençoar o presidente.

O diretor da força especial contra o tráfico da Bolívia disse que a cocaína encontrada com o religioso estava em estado líquido, na casa dele, na cidade de El Alto. A droga foi avaliada em US$ 240 mil. No local, também foram encontradas instalações para o refino de cocaína, "com tecnologia colombiana". Mejillones disse ter sido enganado pelos colombianos.  

- Não tenho nada a ver com isso. Eu lhes fiz um favor, humanamente. Eles me disseram que iam fazer pastilhas de erva e pomadas - afirmou o sábio. Ele e os colombianos serão levados à Justiça esta semana e enfrentarão julgamento por tráfico de drogas. O grupo pode ser condenado a 20 anos de prisão. Descartando uma relação próxima entre Mejillones e Morales, o vice-presidente boliviano afirmou que "seja quem for" o sábio deverá ser submetido às medidas judiciais adequadas.

Em janeiro de 2006, Morales assumiu um simbólico mando indígena antes de tomar posse como presidente. Segundo o governo, Mejillones foi escolhido pelo povo aimará para liderar a cerimônia. O presidente boliviano é de origem aimará, nação indígena mais numerosa do país.Fonte: Globo Online - Publicada em 29/07/2010 

Comentário: Como se diz; Diga com quem andas, que direi quem és.  A cerimônia  deve ser do tipo festa Rave, no canto xamã e  no embalo da coca. Faz parte da Nação Bolivariana. Muito provável durante a cerimônia o pózinho pirim-pim-pim  estava presente para viajar e encontrar os ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário