O mercado de peixe de Tsukiji, em Tóquio, vendeu hoje por 3,2 milhões de ienes (mais de 28 mil euros) um atum vermelho de 456 quilos, o maior exemplar vendido no lugar nos últimos 24 anos.
Segundo o jornal "Nikkei", o atum foi capturado na terça-feira em águas próximas às ilhas Tsushima, na província de Nagasaki, no sul do arquipélago do Japão.
O peixe surpreendeu por seu tamanho inclusive os agentes mais acostumados a ver todo tipo de atum e reuniu uma multidão no mercado, que tirou fotos do animal.
O atum foi vendido a um preço de 7.200 ienes por quilo (64 euros), o dobro do habitual, segundo o jornal japonês. Além disso, vários agentes destacaram a qualidade da carne do peixe.
Trata-se do segundo maior atum vendido em Tsukiji desde que o mercado começou a registrar as características dos peixes vendidos, há 30 anos.
O maior foi vendido em abril de 1986, com 496 quilos. Fonte: UOL Noticias - 16/07/2010
Comentário
No Brasil, o consumo médio anual de carne de peixe por pessoa é de 7 kg., contra os 16 kg de média mundial O consumo médio de um habitante europeu é de aproximadamente 22 kg de peixe por ano. Mas existem grandes variações entre os países: os portugueses consomem 57 kg de peixe por ano, os espanhóis 40, os alemães e os austríacos cerca de 11 kg. E o que podemos dizer dos japoneses que comem 68 kg de peixe e os islandeses que consomem mais de 90 kg por ano.
Com esse índice de consumo de peixe muitas espécies de pescados estão ameaçadas. Não há como o ciclo de vida de um peixe atender essa demanda desenfreada de consumo. Isto significa que o consumo está acima e além dos meios disponíveis em que a natureza possa repor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário