sábado, 10 de julho de 2010

Dia da pizza é comemorado em São Paulo

1278796015036-bligo-DiaPizzaMundial.jpg


Neste sábado, 10 de julho, quando se comemora o Dia Mundial da Pizza, uma grande festa ocorreu na Zona Sul da capital paulista.  Dez profissionais montam a pizza  com 2,5 metros de diâmetro,  35 kg , com  4kg de molho, 4kg de tomate fatiado, 15kg de mussarela e 200g de manjericão. Pelos cálculos dos organizadores a pizza gigante rende cerca de 500 pedaços. E isso não é o bastante: serão confeccionadas mais aproximadamente 100 pizzas em tamanho normal. Todo esforço é válido para comemorar o dia desta invenção gastronômica deliciosa, muito consumida em São Paulo.


O forno gigante foi fabricado especialmente para esta festa. A parte de baixo, que é de tijolo e três maçaricos, é usada para esquentar a massa. Cerca de 250 crianças do Instituto Meninos de São Judas Tadeu esperavam ansiosas e eles iriam provar a pizza gigante.


 “Minha mãe implica, fala que a massa engorda muito por isso não deixa comer muito, mas eu como dois ou três pedaços”, disse uma criança.


O sabor, desta vez, vai ser marguerita. Destaque para o vermelho do tomate e o verde do manjericão, as cores da bandeira italiana. Tudo vai acabar em pizza, mas não tem a ver com corrupção. Pelo contrário, o que reina é o espírito coletivo.


Segundo a Associação Pizzarias Unidas, São Paulo só perde para Nova Iorque em quantidade de consumo de pizzas. São 40 mil por hora e um milhão por mês.


Fonte: G1 SP-10/07/2010


Comentário:


Pizza ou como os paulistas chamam, “redonda”, significa alegria, bate-papo, encontro com a turma ou amigos, festa, celebração, etc;


É apena um disco com seu segredo para fazer, com seus ingredientes e o fogo a lenha com sua temperatura e a habilidade do pizzaiolo com sua pá,  dançando a pizza no fogo, é um ritual. O fogo a lenha mostra o verdadeiro pizzaiolo, pois não pode deixar queimar o disco. O forno a gás ou elétrico,qualquer um faz a pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário