sexta-feira, 30 de julho de 2010

A esquerda bolivariana e andina

Algumas coisas interessantes da rede social

■ Este lunes nos vamos a manifestar contra la visita de Juan Manuel Santos a la Argentina, actual presidente electo de Colombia. Él nunca ocupó un cargo por elección popular, siempre fue ministro o redactor de noticias en El Tiempo, el mayor diario de circulación nacional que por generaciones ha pertenecido a su familia.  

O futuro presidente da Columbia foi eleito com quase 69% dos votos. É uma representatividade  da maioria dos colombianos.  Que tipo de eleição popular que se apregoa?  A eleição ou indicação de conselhos populares ou conselhos do povo  típicos do tempo da União Soviética.?

Veja outra definição interessante do socialismo andino, meio confuso

■El socialismo andino no puede pretender encontrar una fácil respuesta al tema de ¿qué economía debe construirse en los países andinos que sea alternativa al capitalismo? Es un error común insistir en dar respuestas fáciles o generales, como aquellas de la ‘economía de los ayllus’ o una ‘economía socialista’. Es evidente que la primera es una opción reduccionista, y la segunda muestra su pretensión universal, que deja al socialismo andino y su proyecto histórico en la vertiente del socialismo europeo, universalismo que no lo niega, pero tampoco lo afirma. Si bien estas respuestas tuvieron validez en el siglo pasado, y no se les puede negar su importancia política y su fuerza ideológica para las ‘guerras’ con el capitalismo neoliberal, se ha hecho necesario actualizar su justificación no ya desde modelos económicos de fines particulares o universalistas, sino desde un modelo económico para el proyecto histórico del socialismo andino del tercer milenio.

El socialismo del siglo XXI se fundamentará en la participación protagónica del pueblo, que ahora tendrá capacidad para gobernar sus comunidades a través del nuevo modelo político: los consejos comunales.

Nada mais é do que o socialismo soviético.

O que diz  a declaração dos direitos do povo trabalhador e explorado de 1918, ditadura do proletariado

1. Visando à concretização da socialização da terra, fica abolida a propriedade privada da terra. Todos os imóveis agrícolas são declarados propriedade de todo o povo trabalhador e entregues, sem qualquer indenização, aos trabalhadores, com base no princípio da utilização igualitária da terra. Todas as florestas, todos os recursos naturais e todas as águas de significado estatal-geral, assim como todos os bens vivos ou mortos, fazendas de espécies e empresas agrícolas são declarados propriedade nacional.    

2.    Como primeiro passo para a completa passagem das fábricas, empresas, minas, estradas de ferro e dos demais meios de produção e de transporte, para a propriedade da República dos Conselhos (Sovietes) dos Trabalhadores e Camponeses confirmam-se as Leis Soviéticas sobre o Controle Operário e o Conselho Superior da Economia, visando a assegurar o poder dos trabalhadores sobre os exploradores.

3.    Confirma-se, pela presente declaração,  a passagem de todos os bancos à propriedade do Estado dos Conselhos (Sovietes) dos Trabalhadores e Camponeses, como uma das condições necessárias à libertação das massas trabalhadoras do jugo do capital.

4.    Tendo em vista a aniquilação das classes sociais parasitárias e visando à organização da economia, introduz-se a obrigação universal de trabalhar.

5.    No interesse de assegurar toda a plenitude de poder para as massas trabalhadoras e eliminar toda a possibilidade de uma restauração do poder dos exploradores, decreta-se o armamento dos trabalhadores, a formação das Forças Armadas Vermelhas, compostas por trabalhadores e camponeses, e o completo desarmamento das classes possidentes.

Observa-se na política bolivariana e andina  cópia dessa declaração comunista de 1918.

Interessante de tudo isso a rede social é uma criação da economia liberal, capitalista. Alguns blog criticam o sistema capitalista usando a ferramenta capitalista, que é pluralismo de idéias, opiniões, etc. Ao contrário do sistema que  eles defendem o socialismo, que não admitem o pluralismo de idéias. A democracia que eles defendem é a democracia chavista ou andina que não admite idéias contrárias ao pensamento que eles julgam dominante.  Veja o que se passa na Venezuela, o culpado é sempre o terceiro,  se está faltando comida o culpado é o supermercado,  se está faltando energia, o culpado é a população está consumindo muito energia, se a mídia critica, fecha o jornal ou a televisão, Isso é o pensamento dominante da democracia popular, nada mais é o  comunismo light. O comunismo soviético era assim não admitia que o sistema estava errado, sempre apontava um inimigo. Na América Latina as viúvas do comunismo estão vivas, mas estão órfãs  da Grande Nação Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário