sexta-feira, 5 de março de 2010

Comentário da tragédia no Chile


A tragédia que abateu no Chile mostrou duas faces: a tragédia humana e a tragédia do governo. Da tragédia do governo, os únicos que se salvaram foram os bombeiros. Qual é o lema dos bombeiros? Salvar vidas. Para eles não existem reuniões,  avaliações, esperar o que vai acontecer e sim chegar rapidamente nos locais das tragédias para salvar vidas. 
Eles tomam as decisões no local dos desastres. A preocupação  deles é com o ser humano. E o que fez governo? O governo foi atingido pelo tremor da inércia, não teve a sensibilidade que nos primeiros momentos da tragédia a população  necessitava de apoio. 
O que eles fizeram; reuniões, avaliações pediu calma a população, etc. Na tragédia do Haiti, os EUA atropelaram os demais países com decisões rápidas de emergência. O presidente americano ordenou a forças armadas para prestar auxilio e elas executaram, já tinham um plano preparado. Em emergência não se faz plano e sim a executa. Essa é a diferença entre um país que está preparado para tragédia  e outro  que pretende durante a tragédia elaborar um plano.
O presidente do Senado do Chile disse uma verdade: transcrevo o trecho
"Nosotros debemos tener respuestas automáticas para evitar interpretaciones de tipo político. Tenemos que pensar en un sistema más institucional para reaccionar ante las emergencias", enfatizó.
El parlamentario sugirió que "cada vez que haya un sismo de más de seis grados debiéramos tener una alerta en toda la costa y cada vez que haya un terremoto, debiera automáticamente generarse un Estado de Catástrofe".
Novoa agregó que "ha habido un colapso completo de las comunicaciones. Desgraciadamente fallaron todos los sistemas, tanto los de las Fuerzas Armadas (FF.AA.) como de las oficinas de emergencia y de las intendencias, y en un país como Chile, que está afecto a catástrofes, eso no puede volver a ocurrir", sentenció.
En ese sentido, puntualizó que "ha existido una falta de información lo cual ha provocado rumores, el temor de la gente y situaciones de pánico que no coinciden con la realidad. Es por eso que es necesaria la realización de una sesión como ésta. La falta de información produce temor y el temor genera malas decisiones", justificó.
É a pura verdade. Os latinos procuram misturar política com problema técnico e ficam sem apresentar solução.
Existem, alguns princípios estratégico que os governantes devem ou deveriam conhecer;
1-Sun Tzu, a arte da guerra nos negócios,  a chamada «presciência» ou «previsão» não pode ser deduzida dos espíritos, nem dos deuses, nem por analogia com as atividades passadas, nem por cálculos. Elas devem ser obtidas dos homens que conhecem a situação do inimigo (nesse caso seria o terremoto).
2-No livro O Príncipe,  Maquiavel refere a necessidade de o príncipe estar sempre informado, "os príncipes sensatos devem fazer, isto é, pensar nas desordens futuras, e não só nas presentes, e, servir-se de toda a habilidade para as evitar, pois certo é que prevendo-as à distância mais facilmente as remedeiam", e acrescenta, "o mal é fácil de curar e difícil de diagnosticar, mas não sendo diagnosticado nem curado torna-se com o tempo fácil de diagnosticar e difícil de curar
3-No livro Arte de Guerra, Clausewitz refere também a importância das informações ao considerar o termo informações como o  conjunto de conhecimentos relativos ao inimigo e ao seu país e, por conseqüência, a base sobre o qual se fundamentam as nossas próprias idéias  e os nossos atos.
Pode escolher onde o governo do Chile errou?
Quando há uma tragédia, a resposta do governo deve ser imediata. O mais patético disso tudo é um governo preocupado com o social, mas no momento da tragédia ficou desorientado, não sabia o que fazer nos primeiros momentos da tragédia. Caberá ao novo governo a responsabilidade de salvar novamente o país, desta vez, da tragédia social. A política e vida dão muitas voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário