sábado, 4 de setembro de 2010

Fidel Castro fez discurso 'do século passado'

Blogueira e uma das vozes mais fortes da oposição em Cuba, a jornalista Yoani Sánchez acredita que o discurso de Fidel Castro desta sexta-feira, o primeiro em público em quatro anos, serviu mais para atrair a atenção da mídia internacional do que o povo da ilha. Em entrevista, ela disse que o ex-presidente procura recuperar o período de afastamento para ocupar o espaço quase onipresente que tinha antes de sua doença o tirar do poder.

- Ele fez o discurso num lugar muito simbólico. Apesar de falar a um público de menos de 30 anos, fez um discurso do século passado, da Guerra Fria, que não dá soluções e só anuncia desastres. Não somente os opositores, mas a maioria dos cubanos sequer ligou a TV - comentou Yoani.

Fidel falou a milhares de jovens na Universidade de Havana, num discurso que, ao contrário de suas antigas oratórias de até cinco horas, durou apenas 45 minutos. Ele falou da mesma escadaria onde, há 60 anos, iniciou sua carreira política.

Para a jornalista, a impressão é de que o desejo de Fidel é "voltar a tomar o controle".

- Não sei se sua saúde e mente estão preparados para isso. Sem dúvida alguma, suas aparições estão cada vez mais frequentes, e sua intromissão nos espaços públicos da TV é um sinal inequívoco de que quer retomar, ao menos, a presença, o espaço quase onipresente que tinha antes de sua doença o tirar do poder em julho de 2006 - afirmou.

A blogueira destacou ainda o fato de o líder cubano ter feito referência à URSS como "se ela ainda existisse", o que para ela mostra o tempo em que "ele realmente está vivendo".

- Teve um momento em que ele falava da possível guerra entre Estados Unidos e Irã, quando mencionou a URSS como se ela existisse ainda. É como se Fidel Castro estivesse preso nos anos 70 e 80, quando a União Soviética era um conglomerado de nações que decidia e tomava posições fortes - completou Yoani Sánchez.

Fonte: Globo Online - 03/09/2010 

Comentário: O Mundo mudou e a geração de cubanos também mudou, ele ainda não percebeu. Sempre esqueceu de fazer um discurso  para a sociedade cubana. Fidel como comunista sempre foca que a culpa dos problemas cubanos é o imperialismo ianque, para cobrir a incompetência  ou a fantasia  de estabelecimento de uma sociedade igualitária, propriedade comum e o controle dos meios de produção. Imagina um dinossauro no século XXI, é o comunismo, fora da realidade.

Os principais tópicos do catecismo comunista que geraram fracassos, que Cuba adotou quase tudo.

1. Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do Estado;

2. Imposto fortemente progressivo;

3. Abolição do direito de herança;

4. Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos;

5. Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo;

6. Centralizarão, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte;

7. Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral;

8. Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura;

9. Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo;

l0. Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas. Combinação da educação com a produção material etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário