sexta-feira, 24 de setembro de 2010

53% do eleitorado brasileiro tem baixa escolaridade

bligo-eleitorado.jpgA região Nordeste representa 11,05% deste total de acordo com dados do TSE. Eleitores com baixa escolaridade são maioria.


Mais da metade do eleitorado brasileiro (53,56%) são pessoas com nenhum ou poucos nível escolar:


■ 33,09% têm primeiro grau incompleto,


■ 14,57% apenas leem e


■ escrevem e 5,9% são analfabetos.


Os dados do eleitorado divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram;


■ Região Nordeste tem o maior número de eleitores analfabetos,11,05%. Os que apenas leem e escrevem – chamados de analfabetos funcionais - são 24,19% dos eleitores.


■ Em segundo lugar, a Região Norte, com 8% de analfabetos e 18,29% de pessoas que leem e escrevem.


■ A Região Sul é a que apresenta o menor índice de analfabetos e analfabetos funcionais, mas tem o maior número de pessoas com o ensino fundamental incompleto, 36,36%.


As pessoas com ensino superior completo são minoria no eleitorado brasileiro.


■ O Sudeste é a região em que essa parcela da população aparece em maior número, 4,9%,


■ seguida do Centro-Oeste, com 4,39%.


Entre os eleitores que ainda não concluíram o ensino superior,


■ a maioria está na Região Sul, 3,82%.


■ Em segundo lugar, vem a Região Centro-Oeste, 3,38%.


A Constituição brasileira determina o voto facultativo para os analfabetos – pessoas que não sabem ler nem escrever. Entretanto, elas são inelegíveis, não podem ser candidatos a cargos eletivos.


Os dados do TSE, no entanto, por não serem atualizados, não refletem a situação de hoje do grau de instrução do eleitor, que pode ter mudado depois dele estar de posse do título


Fonte: Nominuto - 22/07/2010 


Comentário: No Estado de São Paulo apenas 58%  dos jovens concluíram o ensino fundamental e 65% dos jovens terminam o ensino médio.


Com esses dados podemos ampliar para o País e chegar a conclusão que o nível de escolaridade é baixíssimo.  O Lula é a cara da sociedade brasileira e bem como a maioria dos políticos. O eleitor pouco está se importando da ideologia política, o que ele quer emprego, moradia e segurança. O político não pode falar difícil,  pelo nível de compreensão de texto do eleitorado (68% de analfabetismo funcional). O brasileiro lê em média  cinco jornais por ano ou levando em consideração a apenas a população economicamente ativa, 12 jornais por ano.


Cerca de 175 milhões (ou 92,4%) de pessoas com 14 anos ou mais tem o hábito de assistir televisão e 75,2 milhões (42,9%) o fazem por mais de três horas diárias, segundo IBGE.


Segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  98% dos lares brasileiros possuem uma ou mais televisão. O que podemos esperar  do cidadão brasileiro com esse nível de formação cultural. A nossa cultura é televisa. O formato de pensamento é televiso, simples, objetivo, nada para pensar, como se fosse a internet, apenas rolar a página. Na televisão seria uma salada de informações, nada para pensar e analisar, apenas  informar. Esse é o padrão que o político brasileiro sabe manipular essas informações através de marketing para atingir o eleitor.

Um comentário:

  1. Excelente matéria, provando que realmente não há interesse de ser promover a educação de qualidade e apenas retoricas ,bem como reality shows alienantes, circo, sexo, drogas, camisinhas  e manipulações das informações! Socrates foi acusado de corromper a juventude, hoje a maioria das midias seriam condenadas a tomarem cicuta e as politicas irresponsaveis que ignoram os principios que a familia brasileira esta ancorada.

    ResponderExcluir