sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Allende foi democrata?


A fotografia mostra que ele não se entregaria o governo de forma pacífica,  com a mão direita, parece-me, segurando uma granada ou algum outro artefato militar, com capacete militar  e os guarda-costas com metralhadoras.

No dia 4 de setembro de 1970 , Salvador Allende foi eleito presidente do Chile. Pela primeira vez na América Latina um político socialista chegou ao poder de forma democrática. 

No dia 4 de setembro de 1970, o médico Salvador Allende ganhou as eleições diretas para presidente no Chile com uma maioria de 36,2% dos votos. Pela primeira vez na América Latina, um político socialista chegava ao poder de forma democrática.

No mesmo dia em que foi eleito, Allende declarou nos meios de comunicação que faria um governo marxista, prometendo implantar a reforma agrária, controlar as importações e exportações e nacionalizar os bancos.

Fonte: Deutsche Welle - 17.09.2010

Comentário: A eleição do Allende não atingiu a maioria absoluta. Ganhou com menos de 2% dos votos do segundo colocado. Isto significa que o governo não representaria a sociedade chilena como um todo.

Salvador Allende concorreu três vezes como candidato presidencial  e perdeu três vezes. A Unidade Popular (UP) foi composta pelos partidos socialista, comunista, radical, social-democrata, Movimento de Ação Popular Unitário (Mapu) e Ação Popular. As duas principais forças eram a socialista e a comunista. O Partido Socialista podia ser considerado a extrema-esquerda da Internacional Socialista. Muitos de seus dirigentes se diziam marxista-leninistas e defendiam Cuba socialista. O Partido Comunista do Chile, por sua vez, era o maior partido da esquerda e, nas últimas eleições, tinha conseguido aproximadamente 17% dos votos e eleito 21 deputados e 5 senadores.

Em 4 de setembro de 1970 Allende venceu por uma margem bastante apertada.

■ Ele obteve 36,6% dos votos,

■ Jorge Alessandri do Partido Nacional (direita) 34,8% e

■ Radomiro Tomic da Democracia Cristã 27%.

Somando os votos do Jorge Alessandri e Radomiro Tomic, o resultado seria 61,8%, enquanto Allende tinha apenas 36,6%. Ele não teve votação suficiente da sociedade chilena. Ele foi eleito de forma indireta pelo Congresso. Não foi uma democracia autêntica. A responsabilidade pela indicação do Salvador Allende como presidente e sua conseqüência ideológica foi dos políticos. Como no Chile e Brasil culpam os militares, mas onde está a responsabilidade dos políticos que estão mais interessados no poder do que defender a Nação?. Que democracia é essa do Allende que venceu a eleição com menos de dois por cento dos votos e não atingiu 50% dos votos? A democracia é da maioria da sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário