sábado, 4 de setembro de 2010

Concertación do PT

Pelo jeito a palavra Concertación está em moda no Brasil e talvez perdure por muitos anos no país. A coalizão do PT  vai desde partido fisiológico como PMDB, comunistas, socialistas, partidos radicais da esquerda, etc. e outros conforme interesse em cada Estado. É um exército de mercenários imbuídos praticamente para assumir  a Nação, principalmente o Congresso. Os partidos não têm interesse de ideologia, preocupando-se apenas ganhar a eleição de qualquer jeito. Desde o início da República existe uma máxima, o que vale é o  poder. A ideologia é utilizada como se fosse marketing para apontar as necessidades dos segmentos  da sociedade, principalmente a pobreza,  nada mais. A pobreza é o cavalo de Tróia dos partidos para chegar ao poder.

Crescimento demográfico e pobreza

Em 1900 o Brasil tinha uma população de 18.134.000, enquanto os EUA tinham em 1900,  uma população de  75.994.000  A população dos EUA era quatros vezes a população brasileira. Hoje o Brasil tem uma população de 192 milhões enquanto os EUA têm uma população de 309 milhões, incluindo 11 milhões de imigrantes. Nesse período a proporção da população EUA e Brasil reduziu de 4,2 vezes para 1,6. O problema social do Brasil é provocado muito mais pelo crescimento acelerado da população principalmente das camadas mais pobres do que provocado pelo crescimento da economia. A economia não provocou a exclusão social e sim o crescimento populacional foi maior do que a atividade econômica poderia absorver.  Se a proporcionalidade de 1900 mantivesse os EUA estariam atualmente em crise social para atender uma população  de 768 milhões.

Cidades populosas: EUA e Brasil

Os EUA têm 13 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, incluindo Nova York

O Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, incluindo São Paulo

PIB

A economia dos Estados Unidos é a maior economia nacional do mundo. Seu produto interno bruto nominal (PIB) foi estimado em 14,2 trilhões dólares em 2009. A economia do Brasil tem um  produto interno bruto próximo a 2 trilhões de dólares  O PIB dos EUA é sete veszes maior do que do Brasil e a relação da população é 1,6 maior dos EUA. isto significa que os EUA deram prioridade a educação e ao crescimento industrial. 

Educação

Os EUA desde sua época de Colônia preocupavam com a educação. Em 8 de Setembro de 1636  foi fundada a Universidade de Harvard. A Universidade mais importante do país, a Universidade de São Paulo foi criada em 1934. Existe um fosso educacional de quase 300 anos. A educação no Brasil nunca foi prioritária desde o Império

Herança do analfabetismo no Brasil

Ao apresentarmos uma síntese dos dados sobre analfabetismo no Brasil, o primeiro ponto a considerar é que se trata de um problema que possui uma longa história no País. Assim, em sua interessante obra História da instrução pública no Brasil (1500- 1889), escrita em 1889, José Ricardo Pires de Almeida, comenta o fato de que no Brasil Colônia "havia um grande número de negociantes ricos que não sabiam ler". Prova disto é que, no Império, admitia-se o voto do analfabeto, desde que, é claro, este possuísse bens e títulos.

Comentário: Veja o exemplo do nosso presidente, teve  tempo desde quando era sindicalista para estudar, não estudou. Essa cultura de não estudar está inserida na camada mais pobre, em que eles colocam como prioritário o trabalho  e não o estudo. Eles não compreendem que a nova economia ou era da tecnologia não necessita mais da  mão de obra excedente para o trabalho. Para os pobres o trabalho é uma coisa palpável, você trabalha em troca  você tem a sua remuneração. Enquanto a educação é uma longa aprendizagem, porém o pobre não visualiza  que mais tarde, ele terá a remuneração proporcional ao seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário