domingo, 12 de setembro de 2010

A mosca azul e o poder

bligo-BrasiliaMoscaAzul.jpgOs estudiosos afirmam que as primeiras moscas azuis chegaram ao Brasil por intermédio das caravelas de Pedro Alvares Cabral e tinham o nome científico de Nobilis Portugcalensis. Com o passar dos anos, essas moscas sofreram várias mutações. 

Aliás, esta é uma das principais características desse tipo de moscas : adaptação perfeita ao governo vigente. Assim, no Brasil Império, elas eram chamadas de Muscus Imperialis. 

Na l República, a Mosca Azul sofreu seu maior número de mutações: foram conhecidas como Arisocratis Insectus na República Velha. Depois de alguns anos, no Estado Novo, transformaram-se em Dictatores Picantes e, em meados da década de 40, até o inicio da década de 60 foram batizadas de Entregus Internacionalis. 

Entre as décadas de 60 e 70, as moscas atingiram seu estágio mais nocivo, pois atacavam as pessoas tanto físicamente, como mentalmente, por isso, foram classificadas de Milites Corrupti. E, nos dias de hoje, devido ao seu alto nível de sofisticação, não identificada em lugar nenhum fora do Brasil, a Mosca Azul é cientificamente conhecida por Conchaves Amici.

As Moscas Azuis são encontradas em todo o território nacional, mas foi em Brasília que elas mais se adaptaram, o clima de lá é bastante propício a sua proliferação. Elas costumam ficar alojadas nos aparelhos de ar condicionados dos gabinetes, embaixo das mesas e das cadeiras dos políticos.. Depositam seus ovos nos mais diversos lugares, fazendo com que sua disseminação seja bastante eficiente e rápida. Assim, os ovos da Mosca Azul são passados mediante um aperto de mão, tapinhas nas costas, ou mesmo, indiretamente por meio dos "flashes" fotográficos ou das câmaras de televisão.

O veneno da Mosca Azul pode afetar apenas um indivíduo ou um grupo, atingindo de forma generalizada todo o seu corpo político. Uma vez contaminado, o sistema ético da vítima fica totalmente abalado, eliminando, portanto, suas defesas de ordem moral, provocando, deste modo, uma terrível febre de caráter. Em conseqüência disto, o indivíduo contaminado perde qualquer convicção ideológica e passa a sentir uma necessidade incontrolável de mentir. Já nos estágios mais graves, para se manter sob o efeito da picada, os afetados começam a roubar, matar e a traficar influências.

São muitos os esforços no sentido de tentar identificar e erradicar a Mosca Azul do nosso espaço político, mas a tarefa demanda custos, tempo e, em alguns casos, coragem de sacrificar correligionários e amigos contaminados. Pois; ao contrário do que possa parecer, a mosca não é vista com facilidade. Elas conseguem, mediante de um processo complexo de mimetismo, camuflar-se em qualquer objeto que encontrem pela frente, impossibilitando que olhos não treinados, percebam a sua presença. Mas, prestando-se muita atenção, é possível vê-la pousada nos paletós, nos "blasers" ou nas pastas de alguns ilustres congressistas.

Conta-se que certa vez, uma Mosca Azul foi vista numa reunião entre alguns deputados de esquerda e o Presidente. Discutia-se a falta de verbas para saúde, quando um dos deputados viu a mosca pousando na caneta do Presidente. O deputado olhou para um lado e para outro e percebeu que os demais não viram a presença dela. Ele disfarçou de modo que ninguém notasse a sua ansiedade - muito menos a mosca.- e avançou na caneta do Presidente :  - Peguei!

Todos o encararam intrigados. O deputado sorriu amarelo, pediu desculpas, colocou calmamente a caneta em cima da mesa e voltou para seu lugar, com a Mosca Azul presa em suas mãos.  No outro dia, ele era nomeado MINISTRO SEM PASTA

Fonte: autor desconhecido

Comentário: Criticamos muito a política, mas ela é o reflexo da sociedade. O  caráter dos nossos políticos não diferem muito dos demais países. Mas outros países têm outros poderes que conseguem julgar os políticos que ultrapassam uma linha tênue da moralidade. O que ocorre com o nosso sistema, é que nenhum dos governos desde o Império, República, Ditadura Civil e Militar, conseguiram transmitir ou educar a sociedade nos conceitos básicos de moralidade, ética, etc.

O que vemos hoje na sociedade e que terá reflexo ainda piores em outras instituições, como  Judiciário, Forças Armadas é o rebaixamento dos níveis educacionais e o  abrandamento dos valores fundamentais tais como;

- respeito à lei, à disciplina e à autoridade

- a falta de seriedade e de indignidade na vida pública

Tudo isso se transforma em banalização.

Um juiz da Suprema Corte Americana, disse uma vez uma frase curta e famosa: A ética deve prevalecer sobre as leis. O juiz deveria analisar a lei levando em consideração um conjunto de valores morais da conduta humana e não simplesmente analisar a lei  em si. O que temos e sempre tivermos é um Estado Assistencialismo e não uma democracia na acepção da palavra. Quando a mentalidade assistencialista prevalece na Nação, o que vemos é a corrupção, leis e padrão de méritos públicos de acordo com a ambição política. O político não está preocupado com a Nação e sim com sua sobrevivência. É a Mosca Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário