terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência do Brasil: Pedro Américo e Napoleão Bonaparte


O que há de comum entre esses quadros?

O quadro de Pedro Américo (primeiro quadro, pintado por encomenda do governo imperial para retratar a Independência, é de fato uma construção mitológica. Na verdade, a cena não aconteceu. No lugar do cavalo, ele estava montado em uma mula, que era o jeito correto de fazer uma viagem na época; vestia roupas simples parecidas com a dos tropeiros. Essa é a cena verdadeira, é mais brasileira e próxima do que de fato aconteceu.

Alguns historiadores dizem que Pedro Américo teve como referência para o seu trabalho o quadro de Meissonier. Portanto, tratou-se de um "plágio ou cópia ou inspiração". D. Pedro I, assim como Napoleão Bonaparte, está montado no cavalo posto em uma elevação, cercado por uma pequena comitiva e fazendo o mesmo gesto.

Napoleão segura seu chapéu com a mão direita e D. Pedro I  segura com a mão direita  sua espada. Ambos estão na mesma posição do quadro. À direita, aparecem os cavalos. Meissonier os pintou como que saindo do quadro. Pedro Américo pintou os cavalos invertendo a posição deles.

Comentário: Interessante a cópia com inspiração em Napoleão Bonaparte, pois a Família Real fugiu de Portugal por temer a invasão das tropas napoleônicas em novembro de 1807 . A Família Real veio para o Brasil  escoltada pela Marinha Inglesa. O nosso jeitinho, parece-me, que vem desde daquela época, pois Portugal aceitava o bloqueio imposto pela França contra Inglaterra, mas às escondidas, fazia negócio com esse país. Napoleão Bonaparte ficou sabendo, fez  um ultimato: ou fechava os portos à Inglaterra ou a França invadiria Portugal E a Família Real veio para o Brasil. E assim começava a história  do Brasil.

Jean-Louis-Ernest, Meissonier foi um pintor e ilustrador francês de assuntos militares e históricos, especializando-se em batalhas Napoleônicas .

Um comentário: