segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Presidente destituído da Catalunha se refugia na Bélgica

O ex-presidente da Generalitat (como é intitulado o Governo da Catalunha) Carles Puigdemont viajou para Bruxelas (Bélgica) a partir de Marselha (França) acompanhado de cinco ex‑secretários de seu Governo, informou a agência de notícias EFE. Puigdemont e os ex‑membros de seu Executivo foram de carro da Catalunha até Marselha e, nessa cidade, pegaram um avião até a capital belga. O episódio ocorre poucos dias após o Governo da Espanha destituir as autoridades da Catalunha, que haviam aprovado no Parlamento catalão uma resolução que dava início ao processo de independência unilateral da região.

Puigdemont e os cinco ex-secretários se deslocaram para Bruxelas um dia após o ministro de Asilo e Migração belga, Theo Francken (do partido nacionalista flamenco N-VA), ter provocado ampla polêmica ao abrir a possibilidade de concessão de asilo ao ex-presidente, oferta logo depois negada pelo primeiro-ministro, Charles Michel.

A viagem veio a público poucas horas depois de o procurador-geral do Estado, José Manuel Maza, ter anunciado a existência de uma ação judicial formal contra Puigdemont e todos os ex‑membros do Governo catalão por crime de rebelião, sedição e desvio de dinheiro público.

O ex-presidente da Generalitat catalã divulgou na manhã desta segunda-feira no Instagram uma fotografia na qual sugeria que estava dentro do Palau de la Generalitat (sede do Governo). Junto à imagem, ele escreveu um breve “bom dia”. O aspecto do céu de Barcelona nesta segunda-feira cedo, porém, não correspondia ao exibido nessa imagem por Puigdemont. Poucas horas depois, soube-se que o ex-presidente já estava em Bruxelas.

O partido nacionalista flamenco N-VA se negou a confirmar ou a desmentir se representantes seus se reuniram com o ex-presidente da Generalitat. Fontes desse partido informaram à agência Efe que, “por enquanto”, não serão feitos comentários sobre a questão. Fonte: El País - Madri 30 OUT 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário