quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Cantor e pianista americano, Fats Domino morre

Lendário cantor e pianista americano, Fats Domino morreu nesta quarta-feira (25) aos 89 anos em Nova Orleans, cidade em que nasceu em 1928 e viveu seus últimos anos. A informação foi confirmada pela filha do artista. Segundo a polícia local, o músico morreu de causas naturais.
Nome importante do rock e do R&B, Domino vendeu mais de 65 milhões de álbuns e colecionou sucessos em seus quase 70 anos de carreira, como "Blueberry Hill", "Ain't That a Shame" e "I'm Walkin".
Ele recebeu o prêmio Grammy pela carreira em 1987 e foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame um ano antes.
O primeiro sucesso de Fats Domino foi gravado em 1949. “The Fat Man” trazia seu piano ritmado, acompanhado pela melodia que o artista fazia na boca. A gravação vendeu mais de um milhão de cópias e é considerada a primeira música de rock a atingir a marca. Serviu para gravar ainda mais o nome do talentoso (e corpulento) artista que surgia nas paradas.
Ao lado do produtor e co-compositor Dave Bartholomew, os saxofonistas Herbert Hardesty e Alvin "Red" Tyler e o baterista Earl Palmer, o músico atingiu o mainstream com "Ain't That a Shame" (1955), canção que abriu as portas para a gravação de dois discos, "Carry on Rockin" e “Rock and Rollin' with Fats Domino”.
Sua versão para a música "Blueberry Hill" alcançou o segundo lugar no Top 40 e foi primeiro lugar nas paradas R&B por 11 semanas. Fats passou a aparecer também nos cinemas. Foram dois filmes em 1956, “Shake, Rattle & Rock!” e “The Girl Can't Help It”, produções que ajudaram a popularizar o rock ao redor do mundo como símbolo da rebeldia juvenil. Do UOL, em São Paulo-25/10/2017 












Nenhum comentário:

Postar um comentário