quarta-feira, 3 de maio de 2017

Chega à China o primeiro trem direto de Londres

O primeiro trem de mercadorias entre Londres e China chegou neste sábado (29) ao seu destino depois de uma viagem de três semanas, evocando as velhas expedições comerciais da Rota da Seda.

O comboio partiu no dia 10 de abril do porto londrino de Stanford-le-Hope, no estuário do Tâmisa, em direção a Yiwu, na costa oriental chinesa.
À 1h30 GMT (22h30 de sexta-feira em Brasília), entrou na estação de Yiwu, uma cidade de cerca de dois milhões de habitantes ao sul de Xangai, confirmou à AFP a empresa chinesa responsável pela operação. A viagem durou dois dias a mais do que o previsto.

O trem cruzou França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Belarus, Rússia e Cazaquistão. Com mais de 12 mil quilômetros, a rota Londres-Yiwu é a segunda mais longa do mundo, atrás somente da rota China-Madri, inaugurada em 2014.
Londres é a 15ª cidade da Europa com conexão ferroviária com a China para transporte de mercadorias, uma opção que é mais barata do que a aérea e mais rápida do que a marítima.

Estas conexões ferroviárias aparecem no contexto das "novas Rotas da Seda", iniciativa lançada em 2013 pelo presidente chinês, Xi Jinping, com a esperança de firmar as relações comerciais da China, em particular com a Europa ocidental.
O trem procedente de Londres continha uísque, refrescos, produtos infantis e remédios destinados ao mercado chinês.

Com este carregamento de volume limitado, "não falamos exatamente de uma idade de ouro do comércio sino-britânico", afirmou Theresa Fallon, diretora do Centro de Estudos sobre Rússia, Europa e Ásia, em Bruxelas.
Os trens estarão mais carregados, provavelmente, no trajeto China-Europa devido ao desequilíbrio comercial entre as duas economias, indicou à AFP. Com o risco de que a rota da seda seja "em sentido único". Fonte: G1- 29/04/2017

Comentário: O Brasil com dimensões continentais, o transporte ferroviário deveria ter uma participação muito maior na matriz de transportes brasileira.
Histórico
Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira ferrovia, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi  construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.

Quando D. Pedro II visitou os Estados Unidos em 1876. De 15 de abril a 12 de julho de 1876, o imperador percorreu mais de 14 mil quilômetros de trem  e passou por 28 estados, além da capital Washington.
O imperador se interessou pela ciência, pela tecnologia, as invenções e ficou maravilhado pelo trem. Dom Pedro II percorreu as extensões continentais dos Estados Unidos de trem, de Nova York a São Francisco na ida e na volta.  Ele foi de oeste a leste, e depois voltou do leste para oeste, buscando informações, e as inovações que estavam conhecendo.
Pelo jeito tivemos pouco avanço em quase 141 anos, continuamos a produzir ou fabricar carroças tecnológicas com conteúdo nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário