domingo, 21 de maio de 2017

As perdas do ataque cibernético poderiam chegar a US$ 4 bilhões

As perdas financeiras e econômicas globais do ataque "WannaCry" que afetou computadores em pelo menos 150 países poderiam se transformar em bilhões de dólares, tornando-o um dos incidentes mais prejudiciais envolvendo o chamado ransomware.

O programa de análise de risco cibernético da empresa Cyence, estima que os custos potenciais em US$ 4 bilhões, enquanto outros grupos prevêem as perdas seriam de centenas de milhões. O ataque provavelmente fará 2017 o pior ano para “ransomware scams”, em que os hackers assumam o controle de computadores de uma empresa ou organização e ameaçam destruir dados a menos que o pagamento seja feito. Fonte: CCBS News - May 16, 2017
Obs:
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.
Malware (abreviatura para “software malicioso”) é considerado um tipo de software malígno que pretende acessar secretamente um dispositivo sem o conhecimento do usuário. Os tipos de malware incluem spyware, adware, phishing, vírus, Cavalos de Tróia, worms, rootkits, ramsomware e sequestradores de navegador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário