sábado, 20 de maio de 2017

Irã : Reeleito Hassan Rouhani

A reeleição já seria um sinal da aprovação dos iranianos ao primeiro mandado do moderado Hassan Rouhani, de 68 anos. Mas a vitória do atual presidente do país se deu em condições ainda mais favoráveis: ocorreu ainda no primeiro turno e com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, o clérigo conservador Ebrahim Raisi.

Rouhani teve 57% do 40 milhões de votos, segundo o Ministério do Interior do país, enquanto Raisi ficou com 38,5%.

"Os iranianos disseram um 'sim' retumbante ao presidente Rouhani, que prometeu governar com uma visão moderada e olhando para fora do país", avalia o jornalista Kasra Naji, da BBC Persa.

Principal rival do presidente, Raisi apontou terem ocorrido irregularidades na votação de sexta-feira e acusou apoiadores do presidente de terem feito propaganda eleitoral ilegal.

O fim da votação foi adiado em cinco horas, até meia noite, porque um número de pessoas maior do que o esperado foi às urnas - cerca de 70% da população. Autoridades disseram ter ampliado o horário "atendendo a pedidos" e por conta do "entusiasmo da população em participar" da eleição. Fonte: BBC Brasil – sábado, 20 de maio de 2017  

Nenhum comentário:

Postar um comentário