sexta-feira, 21 de abril de 2017

Metrô: contraste entre SP e Seul

Imagine uma metrópole emergente que, diferentemente de cidades da Europa e dos EUA, demorou para começar a construir sua rede de metrô e inaugurou a primeira linha só em 1974.

Com mais de 10 milhões de habitantes na capital e de 20 milhões na região metropolitana, enfrentou nas últimas quatro décadas períodos de boom e de derrocada econômica, além de eventos esportivos mundiais que poderiam impulsionar a infraestrutura de transporte. Foi assim em São Paulo, foi assim em Seul.

Hoje, a metrópole paulista tem 78 km e 68 estações de metrô, enquanto a coreana tem 327 km e 302 estações.

Ou seja, apesar de pontos de partida e características semelhantes, Seul conseguiu adotar um ritmo de expansão equivalente a quatro vezes a velocidade de construção em São Paulo, a cargo do governo, controlado pelo PSDB há mais de duas décadas.

As duas capitais comemoram 40 anos de relação como "cidades irmãs" -ou "gêmeas", nas palavras do embaixador brasileiro na Coreia do Sul, Luis Fernando de Andrade Serra. Essa irmandade foi um dos motivos para a visita do prefeito João Doria (PSDB) a Seul nos últimos dias.

Embora a evolução da renda nos dois países tenha tido rumos distintos nas últimas décadas, os fatores para explicar essa disparidade no ritmo de expansão do metrô vão muito além da falta de dinheiro, ainda que esse seja um dos pontos a serem considerados.
Os motivos passam por decisões políticas de diferentes instâncias de governo, participação federal pesada nos investimentos, parceria privada já consolidada, trâmites burocráticos simplificados, menor dificuldade para obras nas ruas e soluções criativas.

SP X SEUL
Apesar de terem começado a construir metrô na mesma época, metrópoles adotaram ritmos muito diferentes
Cidade
São Paulo
Seul
Estações de metrô
68
302
Inauguração da primeira linha de metrô
1974
1974
Linhas de metrô
6
9
Passageiros, em milhões por dia
4,7
6,9
População da cidade
12 milhões
10 milhões
População da região metropolitana
21 milhões
25 milhões
Rede atual de metrô, em km
78
327
Fonte: Folha de São Paulo - 16/04/2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário