O cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta segunda-feira (10), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6). Fonte: UOL, no Rio 10/02/2014
Comentário. Experiente, Santiago trabalhava havia 10 anos na Band, onde participou de diversas reportagens sobre as dificuldades enfrentadas pelos usuários de transporte público na cidade.
Ganhou dois prêmios jornalísticos de Mobilidade Urbana, em 2010 e 2012, ao lado do repórter Alexandre Tortoriello. Ele participou de grandes coberturas, eventos esportivos e incontáveis reportagens sobre a "guerra" contra o tráfico de drogas nos morros cariocas. No final de 2013, o cinegrafista participou do curso para jornalistas em áreas de conflito, ministrado pelo Exército. Ele deveria ter usado capacete e colete a prova de bala.
Os governos estaduais têm uma parcela de culpa nesses movimentos falsamente denominado de movimentos sociais. Eles cederam durante as manifestações de aumento de passagem de ônibus e agora é tudo pela democracia, é proibido proibir. Tudo é válido nessas manifestações. E a polícia não esta preparada para coibir essas violências. Nessa ultima manifestação no RJ, vi num vídeo, coitado de um grupo de PM´s encurralados e um policial até levantou um pano branco.
Esse tipo de manifestação é terrorismo urbano e o governo não aceita essa definição. E uma parcela do governo apóia esse tipo de terrorismo político para pregar a luta de classe e a incentivar a revolução entre os jovens. Veja o caso do Black-bloc ( movimento surgiu na Alemanha e alguns países no norte da Europa, na década de 80, e na década de 90 surgiu nos EUA em Seattle) são anarquistas com roupagem moderna,, constituídos de grupos de afinidade ideológica, descentralizados, não necessitam de hierarquias, se reúnem, hoje é mais fácil a comunicação através de redes sociais, para protestar e desafiar a autoridade do Estado. A função deles é atacar a polícia e destruir as propriedades privadas que representam a opressão gerada pelo capital privado. A violência é inerente ao grupo Black-bloc e está na cartilha de tática do grupo.
Hoje com famigerado controle da expressão politicamente correto, o terrorismo virou ativismo político. É o caminho suave da subversão.
Uma das definições do ativismo; Usualmente, ativismo pode ser entendido como militância ou ação continuada com vistas a uma mudança social ou política, privilegiando a ação direta, através de meios pacíficos ou violentos, que incluem tanto a defesa, propagação e manifestação pública de ideias até a afronta aberta à Lei, chegando inclusive à prática de terrorismo.Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário