sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Origem do Papai Noel

Tudo começou em 1822, quando Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega em Nova Iorque, lançou um poema chamado “Uma visita de São Nicolau” para seus filhos. Ele contou, em forma de poesia, a história do santo que, de acordo com uma tradição bem antiga, distribuía presentes para as crianças. Moore criou algumas características que conhecemos hoje em dia, como o fato dele viajar em um trenó puxado por renas e entrar pelas chaminés. A história foi criada utilizando várias lendas que vieram da Finlândia, da Lapônia etc.

A caracterização de Papai Noel deve-se, em parte, ao cartunista americano  Thomas Nast (1840-1902), que fez uma série de ilustrações do velhinho para o periódico Harper’s Weekly, a partir de 1863. As ilustrações de Nast baseavam-se muito nas descrições contidas no poema "A Visit from Saint Nicholas" de Clement Clark Moore, publicado em 1822.

Em 1931, a Coca-Cola fez uma grande campanha publicitária e usou um Papai Noel com o mesmo estilo do desenhado por Thomas Nast, colocando nele uma roupa vermelha e branca. Isso fez com que essa imagem se popularizasse. A imagem popular do Papai Noel que conhecemos hoje deve-se muito ao artista Haddon Sunblom, que criou ilustrações de Papai Noel para a Coca-Cola todos os anos, de 1931 até 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário