quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ranking dos países corruptos



O Brasil ocupa a 73ª colocação, com a nota 3,7, no ranking divulgado nesta quinta-feira pela ONG Transparência Internacional que mediu a percepção da corrupção em 2011 entre 183 países avaliados. Quanto mais próximo do topo da lista e da nota dez, menor é a sensação de que o país é corrupto. Embora tenha despencado no ranking, já que no ano passado estava em 69º, o Brasil melhorou ligeiramente sua nota, que passou a ser 3,8 este ano.

Os melhores:

■No topo da lista ficou a Nova Zelândia, com 9,5.

■Dinamarca e Finlândia aparecem logo em seguida, com 9,4.

Os piores

■A percepção de que o país é corrupto é maior na Coreia do Norte e na Somália, já que ambos ficaram na lanterna, com a nota 1. Dois terços dos países classificados apresentaram nota menor que 5.

Na America Latina

■O Chile é o país da América Latina melhor colocado no ranking, aparecendo no 22º lugar. Com nota 7,2, ficou à frente de países desenvolvidos como Estados Unidos (24º) e França (25º).

■O Uruguai ficou a mesma nota 7 obtida pela França

Os piores da America Latina

■Argentina (100ª), Bolívia (118ª ), Equador (120ª) e Paraguai (154ª) ficaram com notas iguais ou menores que 3. A Venezuela obteve o pior resultado, ficando em 172º.

- O ano de 2011 viu o movimento por uma maior transparência tomar um momento irreversível, à medida que cidadãos ao redor do mundo exigem responsabilidades e transparência dos seus governos. Os países com altas notas mostram que, com o tempo, os esforços para melhorar a transparência podem se mantidos, bem sucedidos e beneficiar seu povo - afirmou o diretor executivo da Transparência Internacional, Cobus de Swardt.

O índice da Transparência Internacional classifica os países e territórios de acordo com os níveis percebidos de corrupção no setor público. Utiliza dados de 17 pesquisas que levam em conta fatores como o cumprimento de leis anticorrupção e conflitos de interesse. As avaliações incluem ainda questões relacionadas com a corrupção de funcionários públicos, propinas nos contratos públicos e desvio de fundos públicos.


Fonte: Globo - Publicado: 1/12/11 

Comentário: A esquerda  no poder está se lambuzando com o pote de mel. Coitado do Simon Bolivar genérico, Hugo Chávez, quase em ultima lugar. Entre 183 países está 172ª . A esquerda gosta do capitalismo do Estado. Cuba sem dinheiro está em 62ª.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário