quarta-feira, 13 de outubro de 2010

....... Y DESPUES DEL RESCATE, ¿QUE VIENE?

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Mirando las imágenes que mi televisor transmite,  la salida de los mineros desde su trampa mortal,   viendo todo lo que ha rodeado y seguirá rodeando no solo a la operación misma,  si no a las personas que salen de la mina.  Me pregunto con inquietud,  ¿acaso no será, que lo peor está por venir para estas treinta y tres familias?


El dinero,  la fama,  los intereses que se irán creando en torno al acontecimiento que ha marcado las vidas de estos mineros.  ¿No serán de alguna forma,  una segunda trampa mortal para ellos?


Mientras las luces brillen y su historia sea un bien explotable,  para las grandes cadenas de TV y la prensa.  Vivirán un sueño,  pero los sueños,  sueños son.


¿Cuanto falta para que la noticia nos sature,  el interés decaiga y su aventura no sea un éxito comercial? Tres meses,  seis meses,  un año.  En el ínter tanto  ¿cuantas  cosas importantes  lograrán ganar o retener? ¿Cuántas cosas efímeras tratarán de hacer perdurables?


Quizás y es lo que mas lamentaría, durante este proceso se hayan cambiando las cosas buenas y únicas de siempre, por el frío  brillo de las luces;  que mas temprano que tarde apuntarán hacia otro lado.


 


Cuando la marea baje y la realidad regrese…………

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Finlândia : A melhor escola do mundo

Como a Finlândia criou, com medidas simples e focadas  no professor, o mais invejado sistema educacional


Quem entra numa escola na Finlândia se espanta com a simplicidade das instalações. Era de esperar que o sistema educacional considerado o melhor do mundo surpreendesse também pela exuberância do equipamento didático. Na verdade, na escola Meilahden Yläaste, em Helsinque, igual a centenas de outras do país, as salas de aula são convencionais, com quadro-negro e, às vezes, um par de computadores. Apesar do despojamento, as escolas finlandesas lideram o ranking do Pisa, a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O último teste, em 2006, foi aplicado em 400 000 alunos de 57 países. O Brasil disputa as últimas posições com países como Tunísia e Indonésia. O segredo da boa educação finlandesa realmente não está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer sistema educacional. A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de professores. O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico.


Dar ênfase à qualidade dos professores foi um dos primeiros passos da reforma educacional que o país implementou a partir dos anos 70, e é nesse quesito que a Finlândia mais tem a ensinar ao Brasil. Quarenta anos atrás, metade da população finlandesa vivia na zona rural. A economia era dependente das flutuações do preço da madeira, já que 55% das exportações vinham da indústria florestal. Além dos bosques que cobrem 75% do território, o país só tinha a oferecer sua mão-de-obra barata. Os finlandeses emigravam em massa para vizinhos ricos, como a Suécia, em busca de melhores condições de vida. Preocupados com a má qualidade das escolas públicas, os pais estavam transferindo os filhos para instituições privadas de ensino. Em alguns desses aspectos, a Finlândia se parecia com o Brasil. A reforma educacional colocou a qualificação dos professores a cargo das universidades, com duração de cinco anos. Hoje, a profissão é disputadíssima (só 10% dos candidatos são aprovados) e usufrui grande prestígio social (é a carreira mais desejada pelos estudantes do ensino médio).


O segundo passo da reforma, em 1985, foi descentralizar o sistema de ensino. Por esse conceito, o professor é o principal responsável pelo desempenho de seus alunos: é ele quem avalia os estudantes, identifica os problemas, busca soluções e analisa os resultados. O Ministério da Educação dá apenas as linhas gerais do conteúdo a ser lecionado. "Isso só é possível porque os professores recebem um treinamento prático específico para saber lidar com tanta independência", disse a VEJA Hannele Niemi, vice-reitora da Universidade de Helsinque, que trabalha com a formação de professores há três décadas. O currículo escolar também é flexível, decidido em conjunto entre professores, administradores, pais e representantes dos alunos. A cada três anos, as metas da escola são negociadas com o Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por aplicar as políticas do ministério. "Queremos que os professores e os diretores, que conhecem o dia-a-dia da escola, sejam responsáveis pela educação", diz Reijo Laukkanen, um dos membros mais antigos do Conselho Nacional de Educação.


O governo finlandês faz anualmente um teste com todas as escolas do país e o resultado é entregue ao diretor da instituição, comparando o desempenho de seus alunos com a média nacional. Cabe aos diretores e aos professores decidir como resolver seus fracassos. Esse sistema tem o mérito de fazer com que os professores se sintam motivados para trabalhar. A reforma educacional finlandesa levou três décadas para se consolidar. Pouco a pouco, as crianças voltaram a ser matriculadas nas escolas públicas e as instituições privadas foram incorporadas ao sistema do estado. Hoje, 99% das escolas são públicas e o aluno conta com material escolar, refeições e transporte gratuitos. Cerca de 20% dos estudantes recebem algum tipo de reforço escolar, índice acima da média internacional, de 6%. "Quando um aluno repete, perde toda sua motivação, torna-se amargo e pode até apresentar resultados piores que na primeira tentativa", diz Eeva Penttilä, do departamento de educação da cidade de Helsinque.


O sucesso da educação finlandesa é, em parte, fruto das características únicas do país. A população, de 5,2 milhões de habitantes, é relativamente pequena e homogênea. "Com uma população 35 vezes maior e disparidades regionais e sociais mais acentuadas, o Brasil não conseguiria ter o mesmo padrão de igualdade entre as escolas, como existe na Finlândia", diz João Batista de Oliveira, ex-secretário executivo do Ministério da Educação. O preço do sistema de bem-estar social que assiste o cidadão do berço ao túmulo é uma carga tributária de 43% do PIB, uma das maiores do mundo, mas apenas seis pontos acima da brasileira. Ou seja, trata-se de um estado paquidérmico, mas eficiente. A Finlândia é o país menos corrupto, segundo a Transparência Internacional.


Há quase treze anos na Finlândia, a brasileira Andrea Brandão conhece bem as diferenças entre as duas sociedades. "No Brasil, muita gente acha que algumas profissões, como porteiro, não necessitam de um ensino básico de qualidade", diz. "Na Finlândia, existe um consenso de que todo mundo precisa ter uma educação mínima para ser um cidadão." Andrea é professora de inglês em uma das poucas escolas particulares do país, voltada para a população de fala sueca, que é minoria na Finlândia. Particular, nos "moldes finlandeses", significa que os alunos pagam uma anuidade opcional de 100 euros, pouco mais de 250 reais. A estudante Eeva-Maria Puska, de 16 anos, passa seis horas e meia por dia na escola Meilahden Yläaste, em Helsinque. Além das disciplinas obrigatórias, ela freqüenta aulas de música, artes e francês, opcionais para os alunos da 9ª série. Mesmo com tantas matérias, Eeva não reclama da carga horária nem, menos ainda, do ambiente: "Gosto dos meus professores, tanto como profissionais quanto como pessoas", afirma. Na sua escola, professores e alunos conversam amigavelmente nos corredores espaçosos e bem iluminados.


A educação de qualidade foi essencial para uma virada na economia finlandesa. A mão-de-obra qualificada permitiu que a eletrônica substituísse a madeira e o papel como principais produtos de exportação. A Finlândia tem hoje o terceiro maior investimento em pesquisa e desenvolvimento do planeta, grande parte feita por empresas privadas. Uma antiga fábrica de papéis e de botas de borracha do interior do país foi o símbolo dessa transformação. A empresa, Nokia, hoje é a maior fabricante mundial de celulares, com 40% do mercado internacional. Juntos, ela e o sistema educacional são os dois maiores orgulhos dos finlandeses.


OS CINCO SEGREDOS DA EDUCAÇÃO FINLANDESA


A Finlândia consegue ter os alunos mais bem preparados do mundo com medidas simples e ênfase na formação dos professores


1 A exigência com os professores é alta e a carreira, concorrida. O vestibular para ser professor é um dos mais disputados do país. Apenas 10% dos candidatos são aprovados. Exceto na pré-escola, o mestrado é pré-requisito para lecionar


2 A mesma qualidade para todos. A discrepância no desempenho entre as escolas do país é a menor do mundo. O governo mantém um sistema sigiloso de avaliação das escolas (99% são públicas) e os diretores são informados sobre o desempenho delas


3 Os piores alunos não são deixados para trás. Dois em cada dez estudantes recebem aulas de reforço. Por causa disso, os índices de repetência são baixíssimos


4 Currículo variado. Além das matérias básicas, há aulas de ecologia, ética, música, artes e economia doméstica. O ensino de duas línguas estrangeiras é obrigatório, mas, se o aluno quiser, pode aprender outras duas


5 Os alunos devem ter prazer em ficar na escola. Os diretores e professores são responsáveis por criar um ambiente agradável para os estudantes. A carga horária não é excessiva e, a partir da 7ª série, os alunos são livres para escolher algumas disciplinas com as quais têm mais afinidade


 FINLÂNDIA X BRASIL


 Ênfase nos professores


Em comparação com o Brasil, a Finlândia mantém os alunos por mais tempo na escola e investe mais na formação dos professores. O fato de ganharem menos que os brasileiros em proporção à renda per capita nacional demonstra que salário não é a única maneira de estimular os professores


Carga horária: Finlândia – 995  Brasil – 800 - Os finlandeses ficam mais tempo na escola. Em geral, os alunos do fundamental entram de manhã cedo e saem no inicio da tarde, por volta das 15 horas. Em comparação com o sistema educacional de outros países, como a Coréia do Sul, trata-se de uma carga horária  moderada, que tem por objetivo permitir às crianças dedicar-se a  atividade de lazer.


Professores do ensino fundamental com mestrado: Finlândia – 100% Brasil – 2% - O mestrado é pré-requisito para um professor ser contratado na Finlândia. No Brasil, basta ter o diploma de nível superior, que se tornou obrigatório no ano apassado. Média no 8º ano do ensino fundamental


Média de alunos por professor: Finlândia – 16 Brasil – 23 - O índice mostra que as salas de aula na Finlândia são menos cheias do que as brasileiras, mas  não estão entre as melhores do mundo. Para os finlandeses, mais importante do que ter salas de pequenas é contar com bons professores. No ensino fundamental


Salário médio dos professores: Finlândia – 31785 dólares por ano  Brasil – 12005 dólares por ano - A Finlândia prova que ter salário alto não é garantia de profissionais satisfeitos: o salário médio dos professores finlandeses é 12% mais alto do que a renda per capita do país. No Brasil, o salário é 56%mais alto do que a renda brasileira. Média nacional de um professor do ensino fundamental com quinze anos de experiência, segundo OCDE.


Gasto público com educação (em porcentagem do PIB): Finlandia – 6,1%  Brasil – 3,9 - A Finlândia é um dos países que mais investem em educação em relação ao PIB. O fato da Finlândia ser a nação com menor índice de corrupção do mundo faz com que o aproveitamento do dinheiro seja ainda maior. Pesquisa da OCDE feita em 36 países


Finlândia x Brasil


A Finlândia ocupa o topo do ranking de qualidade de ensino feito pela OCDE com base em testes aplicados a alunos de 57 países.


Ciência: Finlândia  - 1º lugar Brasil – 52º lugar


Matemática: Finlândia – 1º lugar  Brasil – 53º lugar


Leitura: Finlândia – 2º lugar Brasil – 48º lugar


Fonte: Veja - Edição 2048 -20 de fevereiro de 2008


Comentário: Até a década de 70 o Brasil tinha um bom ensino público com qualidade. Posteriormente o governo para atender a demanda, ao contrário, de expandir as escolas e manter a qualidade do ensino público, procurou massificar o ensino público de primeiro e segundo grau. Na essência escola para todos e os governos preocupados apenas com a estatística de ensino e não com a eficiência eficácia desejada.


Em seu oitavo ano, o programa Brasil Alfabetizado já gastou R$ 2 bilhões, mas teve impacto pequeno na redução do analfabetismo. O índice de iletrados, na faixa de 15 anos ou mais, só caiu de 11,6%, em 2003, para 9,7%, em 2009. Criado há oito anos, programa do governo Lula já custou R$ 2 bilhões, mas índice de iletrados caiu menos de 2% O número absoluto de analfabetos está na casa de 14 milhões desde 2006, segundo a Pnad. No ano passado, eram 14,1 milhões.


O ensino do Brasil está tão fraco em todos os níveis, os estudantes saem das escolas com  “diploma de analfabeto.” . A educação  brasileira  transformou-se numa fábrica de diplomas.


Se alguém digitar no buscador Google “ vendem-se diploma”,   obterá ofertas de diplomas com históricos escolares que têm valor legal. Há ofertas de documentos para qualquer nível de escolaridade. Estamos no fundo do poço. É o famoso “Diproma Falço” e legau.

Antilhas Holandesas são dissolvidas; dois novos países criados

A ex-colônia holandesa de ilhas caribenhas de Curaçao e São Martinho (St. Maarten) dividiu-se em dois países autônomos em uma mudança constitucional que dissolveu as Antilhas Holandesas.


Os dois novos países se juntaram a Aruba, que em 1986 ganhou status de Estado individual, enquanto três outras ilhas, Bonaire, Santo Eustáquio e Saba se tornaram municipalidades da Holanda, na dissolução do território Antilhas Holandades após 56 anos de existência.


Sob o novo acordo, o governo holandês continuará responsável pela política estrangeira e de defesa dos novos países, além de supervisionar inicialmente as finanças de Curaçao.


Embora todas as seis ex-colônias holandesas da região caribenha já possuam autonomia como membro da então dissolvida Antilhas Holandesas, Curaçao e Sao Martinho terão mais poder para governar e aplicar sistemas tributários próprios.


Ambas as regiões são populares destinos turisticos no Caribe.


Autoridades do Turismo em Curaçao, 65 quilômetros da região costeira da Venezuela e cuja população ultrapassa os 190 mil, disse que esta mudança pode trazer mais recursos para desenvolver instalações portuárias e hotéis, e posiciona melhor a ilha para aproveitar o mercado turístico norte-americano.


Menor, São Martinho, com 37 mil habitantes, divide a supervisão da ilha com autoridades francesas.


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O aeroporto de São Martinho (St. Maarten) fica praticamente na praia, numa baía.


As Antilhas Holandesas, um território holandês autônomo desde 1954, enfrentou tensões entre seus membros sobre questões como a divisão de dívidas e receitas.


Embora o holandês seja o idioma oficial entre as seis ilhas, em Sao Martinho, Saba e Santo Eustáquio o inglês é amplamente falado. Já em Curaçao e Bonaire também é falado o Papiamento, uma mistura de português com espanhol e com traços de inglês, holandês e francês.


Em um comunicado publicado na página de Internet do governo de Curaçao neste domingo, o primeiro-ministro da região, Gerrit Schotte, parabenizou os cidadãos do novo país, conhecido como Korsou, em Papiamento.


Fonte: Yahoo Brasil - Dom, 10 Out, 2010


Vídeo: Curaçao





 Vídeo: Sao Martinho (St. Maarten)







segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia Mundial da Criança

bligo-DiaCrianca.jpgO Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.


No Brasil -  12 de outubro


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.


Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!


Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.


No Mundo : O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro  1 de Junho de 1950.


Japão : O dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas.


Nova Zelândia : A comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.


A data em outros países


Alemanha - 20 de setembro


Argentina - segundo domingo de agosto


Chile - segundo domingo de agosto


China - 5 de Maio.


Colômbia - último sábado de abril 


Costa Rica - 9 de setembro


Cuba - terceiro domingo de julho


El Salvador - 1 de outubro


Equador - 1 de junho


Espanha - 20 de novembro


Estados Unidos - 3 de junho (pode variar de estado para estado)


Guatemala - 1 de outubro


Honduras - 10 de setembro


México - 30 de abril


Moçambique - 1 de junho


Perú - 17 de agosto


Polónia - 1 de junho


Rússia - 1 de junho


Uruguai - segundo domingo de agosto


Venezuela - terceiro domingo de agosto


Fonte:Wikipédia




Dilma vai ao Santuário Nacional de Aparecida pela 1ª vez

bligo-DilmaMissa1.jpgDepois do duro debate realizado na noite de domingo (10), no qual saiu da defensiva e criticou o rival José Serra (PSDB), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, fez sua primeira visita ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista. Ali, ajoelhou para rezar, entoou alguns cânticos, mas não participou da comunhão da hóstia, símbolo da fé cristã.


Acompanhada de aliados católicos, como o deputado eleito Gabriel Chalita (PSB), a presidenciável afirmou em entrevista a jornalistas que não participou do ritual porque prefere ''essa manifestação mais recata'' de fé. ''A minha religião diz respeito à minha convicção, à imagem de Deus dentro de mim'', afirmou.


 “Os caminhos que sua vida toma têm atalhos, têm desvios”, disse. Sem especificar motivo, a petista afirmou ter vivido um processo que a fez voltar-se a assuntos religiosos. “Retomei coisas que já estavam dentro de mim”. “Não autorizo, não legitimo ninguém a julgar a minha crença”, disse a petista.


Antes da votação de 3 de outubro, a campanha do PT esperava uma vitória já no primeiro turno. Críticas à posição de Dilma na questão do aborto ajudaram a levar a disputa a uma segunda votação. Em seu programa no horário eleitoral obrigatório, a candidata tem repetido expressões de cunho religioso.


Em Aparecida, ela lembrou ter estudado em um colégio de freiras em Belo Horizonte, cidade onde nasceu.


Na missa


Durante a celebração da missa na véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Dilma não repetiu a maioria das exaltações e cânticos. Ao seu lado, Chalita conversava sobre o que acontecia. O evento contou com 14 mil fiéis.


Vários fiéis prestaram atenção aos movimentos da candidata, que tinha visita prevista ao Santuário para terça-feira e que foi antecipada para esta segunda-feira. Em sua passagem, a petista visitou também a imagem de Nossa Senhora —um dos principais pontos de chegada para romeiros de todo o país. Ali, foi abraçada por eleitores e também ouviu algumas vaias.


Dilma disse ainda que tem “devoção especial” por Nossa Senhora Aparecida “por conta de circunstâncias recentes na minha vida”. Em 2009, a petista informou que portava um linfoma, espécie de câncer, do qual curou-se neste ano, segundo os médicos.


Fonte: UOL Eleições-11/10/2010 


Comentário: O que a política faz, até milagre?  Dilma assiste  missa no Santuário Nacional de Aparecida. Até é compreensível, pois existe padre que comunga comunismo, teologia da libertação, socialismo, mais uma, não faria mais diferença. O inferno está cheio de boas intenções.


Para ganhar (BBP) Big Brother Político,  a candidata faz de tudo, até vai no confessionário para não cair no paredão. O sonho dela é morar na Casa Big Brother Brasil. Será a futura líder dessa imensa casa Brasil?

Resgate dos mineiros soterrados deve começar na quarta-feira

O ministro chileno da Mineração, Laurence Golborne, estimou que a operação de resgate dos 33 mineiros presos na mina de San José, no Chile, deva durar até 48 horas. Neste domingo (10), a equipe que trabalha na perfuração do acesso ao local onde estão os trabalhadores começou o trabalho de revestimento do duto de 622 metros.


Inicialmente, a estimativa é que os trabalhadores da mina comecem a ser retirados na parte da tarde da quarta-feira (13). Mas o ministro disse que, dependendo das condições do duto depois do revestimento, é possível começar o resgate na manhã de quarta. O revestimento é feito com uma espécie de material metálico para dar estabilidade ao túnel e não haver desmoronamentos.


Especialistas iniciaram uma operação para reforçar com uma camada de metal os primeiros 96 metros do túnel pelo qual os mineiros devem ser resgatados


Os mineiros estão soterrados na mina desde o dia 5 de agosto. Leia algumas curiosidades a respeito do caso:


- Entre os 33 mineiros soterrados na Mina San José, no Chile, o mais jovem deles é Jimmy Sánchez, de 19 anos.


- Os mineiros usarão um traje especial ao sair de dentro da mina. A roupa será verde, com cinco faixas refletoras, e feita sob medida para cada um. O traje é impermeável. Além da roupa, os mineiros usarão tênis e óculos especiais, que bloqueiam os raios UV.


- Os mineiros fizeram curso de oratória para poder dar entrevistas à imprensa quando saírem. O curso foi feito por videoconferência.


- US$ 15 milhões é o valor que a empresa Codelco deve gastar, no total, com o resgate dos mineiros.


- US$ 18 mil é o custo diário cobrado pela empresa Geotec, responsável pelos resgates.


- Além dos 33 mineiros presos, outros 300 trabalhavam na mina San José antes do desastre.


- 53 centímetros é o diâmetro da cápsula em que os mineiros entrarão para voltar à superfície.


- 16% é a porcentagem de chilenos que respondeu o nome de Laurence Golborne, ministro de Mineração, quando questionados sobre quais os políticos do país com mais futuro. Golborne vem ganhando projeção com o resgate dos mineiros e já é cotado pela imprensa como um dos possíveis candidatos nas próximas eleições presidenciais.


Fonte: UOL Noticias - 11/10/2010 - 07h05


Comentário: O governo atual do Chile não titubeou para tomar uma decisão para salvar os mineiros. Assumiu o resgate que deveria ser da responsabilidade da empresa e procurou especialistas para executar a operação de salvamento. . A primeira etapa da operação foi um sucesso. Agora é esperar a retirada dos mineiros do local que pode apresentar outro risco.


Analisou todos os cenários possíveis para execução  da operação (três planos em execução), sobrevivência dos mineiros,  estados psicológicos, etc. Ao contrário  do governo anterior, no caso do terremoto, demorou para tomar uma decisão, que era de sua.responsabilidade.


Sun Tzu disse sobre a liderança: Apóie sua estratégia com pronta ação, determinando rapidamente quais os ataques estão tendo sucesso e quais estão fracassando. Reforce o sucesso e sufoque o fracasso. 

domingo, 10 de outubro de 2010

Chávez expropria empresa agrícola

bligo-ChavezLibreta.jpgAgroisleña na mão do Estado 



No mesmo dia, e apesar de protestos nos Estados de Arágua, Mérida e Barinas, as autoridades venezuelanas assumiram o controlo da empresa agrícola Agroisleña, na sequência de um decreto de expropriação assinado pelo Presidente da Venezuela, Hugo Chávez.


A intervenção foi confirmada pelo vice-ministro de Agricultura, Iván Gil, numa dependência da Agroisleña no Estado venezuelano de Arágua, no mesmo dia em que foi publicado na Gazeta Oficial o decreto de expropriação desta empresa agrícola.


"Queremos dizer a todos os trabalhadores da empresa Agroisleña que lhes garantimos todos os direitos e condições de trabalho", frisou aquele governante.


A ocupação foi acompanhada por simpatizantes de Hugo Chávez, enquanto elementos da polícia de Arágua impediam os trabalhadores de aceder à empresa. Informações não confirmadas oficialmente dão conta que várias pessoas foram detidas durante confrontos entre apoiantes da expropriação e trabalhadores que contestavam a decisão governamental.


Por outro lado, no município Rangel do Estado de Mérida, um grupo de pessoas, em cerca de 200 viaturas, bloquearam os acessos às estradas principais em protesto pela expropriação e denunciando que a medida prejudicará a produção agrícola nacional.


Em Barinas, um protesto pacífico de trabalhadores e produtores agrícolas e de gado foi reprimido pela polícia regional, com gás lacrimogéneo


A Agroisleña, empresa de capitais espanhóis (Canárias) e venezuelanos, tem mais de 2000 trabalhadores. Foi fundada há 52 anos e tem 20 sucursais em vários Estados do país.


As autoridades de Tenerife solicitaram a intervenção do embaixador de Espanha em Caracas, Juan Ramón Serrat Cuenca, junto do Presidente Hugo Chávez, para que este reconsidere na decisão de expropriar esta empresa hispano-venezuelana.


Lusa – Portugal, 06 Outubro 2010


Comentário: Daqui a pouco Chavez está criando a libreta de alimentación para os venezuelanos bolivarianos. Para os bolivarianos lembrarem da libreta. Ela tem uma vantagem, reduz o colesterol e controla o peso. O futuro da Venezuela será semelhante a Cuba com uma pequena vantagem tem petróleo


Veja a libreta cubana ou melhor o cardápio cubano


Producto           


Arroz- 2,70 kg/mes                                     


Frijol – 0,5 kg./mes                                  


Azúcar blanca  1,30 kg/mes                   


Azúcar prieta -  1,30 lb/mes                                                


Leche - 1 litro niños de 0 a 7 años /diário      


Huevos- 6 cada 15 días      


Carne de res – 225 g/mes   


Pollo – 450 g/mes   


Salchichas – 225 g/mes  


Jamonada- 225 g/mes           


Picadillo – 338g/mes   


Pescado - 425 g/mes       


Pan – 01/diario