quinta-feira, 9 de março de 2017

Ilusão do socialismo cubano

O socialismo é um sonho e faz de conta que funciona. A esquerda lembra muito a pessoa com Alzheimer, vê, enxerga, mas não consegue processar a informação visual para uma análise. A pessoa lembra apenas o que está registrado cérebro, o processo cognitivo está deteriorado. A esquerda é assim não deslumbra a mudança atual do mundo. Está tão compenetrado para acabar com o capitalismo, não enxerga a miséria do socialismo, o conformismo das pessoas com a situação, deixando-as inertes para o trabalho e sobrevivência. Não temos nada, mas também não temos tudo, esse é o refrão do socialismo cubano.

A miséria do capitalismo que tanto a esquerda crítica é a mesma do sistema socialismo,  porém pior, não existe sonho no socialismo, que tanto move o ser humano em busca dos direitos civis e políticos da cidadania, na falta de liberdade de organização política, econômica, de expressão e de imprensa, trabalho, etc. Tudo é controlado pelo governo, através do Partido Comunista e Comitês. O que o socialismo faz muito bem é a redistribuição da miséria.

O Socialismo é a Filosofia do Fracasso, Winston Churchill
Estamos oprimidos por uma falácia mortal. O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. A não ser que libertemos nosso país, enquanto resta tempo, das doutrinas perversas do socialismo, não pode haver esperanças à recuperação. Esta ilha não pode conservar a sua população como uma grande potência. Os mais dispostos e o mais inteligentes irão emigrar – e nós seremos deixados aqui com uma junta de funcionários de Estado, meditando acima de uma vasta massa de seres humanos preocupados, famintos e prostrados. Nosso lugar no mundo estará perdido para sempre – e não só a nossa auto-estima, mas a nossa independência nacional desaparecerá, privilégios duramente conquistados e que foram caros a nós no passado.

(…) Quando estive aqui há dois anos, ouvi da Associação Escocesa de Sindicalistas uma frase de grande alcance que me atingiu profundamente: “uma democracia com direito de propriedade”. Esse é um tema amplo e útil para explorarmos. Ser dono da própria casa não é um crime. Poupar para assegurar e manter a independência é uma virtude. Por que não deixamos claro que não somente as casas construídas por empresas privadas – quando isso for novamente permitido – podem ser compradas em prestações por seus inquilinos, que se tornarão assim donos da livre propriedade, mas também que deveria haver o direito de se comprar em prestações as casa construídas pelo Estado. Aqui está um passo positivo a ser dado. Algo que teria a mais ferrenha oposição do Partido Socialista, que deseja ver a todos como inquilinos do Estado.
Discurso realizado na Conferência Escocesa de Sindicalista (Perth, Escócia)-28 de maio de 1948

Nenhum comentário:

Postar um comentário