sábado, 11 de março de 2017

Consumismo eletrônico

Computadores, notebooks, iPods, agendas eletrônicas, TVs,celulares, essas maravilhas modernas da comunicação, para que servem?
O perigo da tecnologia eletrônica, principalmente do computador e celular é sua utilidade. Para que serve? É uma ferramenta de trabalho ou de entretenimento? O modismo tecnológico, quanto mais potente o computador ou o celular com mais acessórios, mais acompanho a sociedade de consumo. O computador e celular viraram marca de consumo. É o Mac Donald´s eletrônico. É o Mc eletrônico.   

O filosofo Herbert Marcuse: em Sociedade Tecnológica sintetiza esse consumismo desenfreado; “ De fato, uma sociedade avançada, em razão do progresso tecnológico, somente se sustenta quando organiza e explora, com êxito, a produtividade da civilização industrial. A crescente produtividade de mercadorias e serviços traz consigo atitudes e hábitos prescritos, que acabam mobilizando a sociedade em seu todo, com a promessa utópica do ócio, do entretenimento e lazer organizados”.

Esse princípio é utilizado pelo marketing da obsolescência planejada. As novas tecnologias são guardadas, mesmo estando prontas para lançamento, até que a que está no mercado entre em declínio. Manter produtos antigos é um grande desafio. Isso porque uma das estratégias da indústria é oferecer novas versões, com novos recursos ou  ampliados, com o objetivo de fazer os consumidores substituírem seus produtos rapidamente. Na essência o consumidor continua fazendo a mesma coisa com produto mais sofisticado. Vira um vício, como se fosse fumar um cigarro. A indústria utiliza esse estratagema,  quanto mais rápido você introduz pequenas modificações, mais você acelera o ciclo produtivo, tornando o consumidor dependente  dessas mudanças.

Como exemplo, é o caso das máquinas digitais, antigamente com a máquina mecânica, o consumidor procurava entender das técnicas de fotografias para obter o máximo  de sua câmera, hoje, a preocupação é quanto de pixels tem a máquina, isto é, a potência da máquina. A preocupação com a fotografia é relegada ao segundo plano. Isso acontece com a maioria dos produtos eletrônicos. A novidade impera sobre o conhecimento.   
Esse é o grande problema futuro da sociedade; o consumo necessário verso consumo supérfluo. Esse é o grande desafio do Planeta Terra, tornar-se um Planeta Verde ou um Planeta de Plástico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário