terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SPA Cubano e o fim da libreta?

A política de racionamento atual não garante a ajuda aos setores mais necessitados da população.
Cerca do 70,0% dos cubanos nasceram depois da introdução da Libreta de Racionamento — conhecida simplesmente  como "a libreta"— em março de 1962. 
Atualmente, na imprensa oficial se debate a conveniência de acabar com o injusto método de distribuição que só "garante aproximadamente a metade do consumo de calorias per capita dos cubanos e cubanas", segundo Relatório  sobre Cumprimento das Metas do Milênio do próprio governo enviado a Nações Unidas, em julho do 2005.
Convém acrescentar  que a proteína é garantida numa proporção muito menor, pois seus principais alimentos foram reduzidos a  níveis mínimos, com entregas mensais de:
3 kg de arroz
230 gramas de picadinho de carne misturado com soja
460 de pescado com cabeça ou 316 gramas sem cabeça,
460 gramas de frango com osso
10 ovos
algumas gramas de carne em conserva —salsichas ou mortadela— dependendo da disponibilidade.
Além disso 1 litro de leite diário aos meninos até cumprir 7 anos de idade.
Com respeito às gorduras, a venda mensal está limitada a ¼ de  óleo comestível por pessoa.
A maioria das pessoas consideram que  cerca de 50,0% de garantia das calorias declarada pelo governo é muito menor, considerando também que a partir do presente mês a batata  e a ervilha deixam de ser oferecidos através do racionamento, para serem vendidos em mercados regulados pelo estado a preços bem superiores.
Fonte: Revista Encuentro - 16/11/2009.
Comentário:
A esquerda latino-americana discute  a exploração do capitalismo saboreando  as refeições capitalistas com bastante calorias, enquanto o socialismo ícone dessa esquerda retrógrada ainda existe a libreta de racionamento para alimentação. Essa libreta é autêntica dieta para emagrecimento, coitado de alguns chilenos e brasileiros que gostam de carne, picanha, frango grelhado, etc. Cuba seria o paraíso para os gordinhos e/ou gordinhas que estão a procura de corpo saudável e esbelto. É Spa Cubano.
Imagino esses esquerdistas com seus chavões ideológicos: exploração da mão de obra, esquece na antiga Rússia tinha milhões  de trabalhadores escravos, o capitalismo visa apenas o lucro, nunca vi um intelectual da esquerda pobre, veja os casos mais recentes no Brasil e Chile, todos bem apessoados, bem nutridos, etc. Imagino todos esses intelectuais defronte  a um cardápio da libreta  de racionamento escolhendo sua comida preferida, não há opção. Até no capitalismo você  pode escolher democraticamente sua refeição de acordo com a sua disponibilidade financeira.
Viva o McDonalds comunista! Até esse países socialistas e/ou comunistas curvaram-se diante do MC. O hambúrguer americano venceu a guerra sem disparar um tiro!!! Perguntaram a um autoridade vietnamita, o país está em progresso,  abraçou o capitalismo, onde está o socialismo? A autoridade disse é qualquer coisa que traga a felicidade para o povo. Esse é novo capitalismo vietnamita.
Alguns socialistas estão procurando  um novo tipo de socialismo; é o socialismo do horizonte perdido. A esquerda latino-americana parece um laboratório químico de experiência de escola,  coloca-se no tubo de ensaio as alquimias esquerdistas, só sai fantasmas ou duendes ou gnomos. Na America Latina estamos criando o Museu de Cera  das Autoridades da Esquerda Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário