segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário da cidade de São Paulo



Foto: Av. Paulista em 1902

História
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:
O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início, em 1560, quando, na visita de Mem de Sá, governador-geral do Brasil, à Capitania de São Vicente, este ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo, que fora criada por Tomé de Sousa em 1553, para os arredores do colégio, denominado "Colégio de São Paulo de Piratininga", local alto e mais adequado (uma colina escarpada vizinha a uma grande várzea, a Várzea do Carmo, confluência dos rios Tamanduateí e Anhangabaú ) para se proteger dos ataques dos índios.
Desta forma, em 1560, a Vila de Santo André da Borda do Campo foi transferida para a região do Pátio do Colégio de São Paulo e passou a se denominar Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente.
São Paulo urbano
Em 1958 São Paulo  tinha "apenas" 3,5 milhões de habitantes e menos de 100 mil carros pelas ruas. O prefeito, Adhemar de Barros. A bossa nova era novidade, o Brasil acabava de ganhar sua primeira Copa e as (poucas) TVs não tinham cor. São Paulo, 25 de Janeiro de 2009,  456º aniversário. Em menos de meio século a cidade transformou-se num gigante, alguns odeiam, outros tem uma ligação tumultuosa com a cidade, outros amam. É uma selva de pedra. Olhando pelo mirante do Edifício Banespa no centro da cidade  a pessoa tem uma idéia desse gigantismo. A cidade não pára de crescer.
É uma cidade caótica, com alguns clusters de Primeiro Mundo. É a Belindia, mistura de Bélgica com Índia. 

Foto: Av. Paulista atual
Hoje com cerca de 11 milhões de habitantes, São Paulo é a maior cidade brasileira em termos demográficos e econômicos: 5,7% da população brasileira mora no município, que responde por 12% do PIB (189 bilhões de dólares, 2008), número superior ao de qualquer Estado, exceto o de São Paulo. São mais de 6 milhões de carros pelas ruas que, quando chove muito, costumam alagar.
Números de São Paulo
São Paulo é capital sul-americana de feiras de negócios realiza 90 mil eventos por ano
O Anhembi tem 363 mil m², sendo o maior complexo de eventos da América Latina
Hotelaria
As principais redes hoteleiras nacionais e internacionais estão aqui.
São Paulo tem 410 hotéis e 42 mil apartamentos disponíveis.
Cultura e lazer
A oferta turística da cidade totaliza 260 salas em 55 cinemas, 110 museus, 160 teatros, 40 centros culturais, 90 bibliotecas, 41 áreas de patrimônio, 80 shopping centers, 54 parques e áreas verdes, 50 agências de receptivo cadastradas, 5 centrais de atendimento ao turista, 7 casas de espetáculos (acima de 300 lugares), 7 estádios de futebol.
Um autódromo: Onde se realiza o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.
Gastronomia
12,5 mil restaurantes, 52 tipos de cozinhas, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 15 mil bares, 3.200 padarias, 10,4 milhões de pãezinhos por dia e 7.200 por minuto, cerca de 6 mil pizzarias, 1 milhão de pizzas por dia, 720 por minuto, 2.000 opções de delivery.
Fontes: O Estado de São Paulo, 24 de Janeiro de 2009, Editora Abril, PMSP, São Paulo Turismo
Veja no link, os locais mais interessantes de São Paulo
Curiosidades
O nascimento da cidade aconteceu, realmente, em 29 de agosto de 1553, quando o padre Manoel da Nóbrega conseguiu autorização dos caciques Tibiriçá e Caiubi para erguer um colégio jesuíta e iniciar a lavagem cerebral de catequização dos índios. Este foi o verdadeiro nascimento.
A nascente do rio Anhangabaú era local sagrado para os  índios, atualmente está canalizado sob a avenida Vinte e Três de Maio
Várzea do Carmo, atual Parque Dom Pedro 
Avenida Paulista, na época era um morro de granito, coberto por densa floresta
Avenida Rebouças era uma densa floresta de araucárias, que cruzava o rio 
Rio Pinheiros - Nos tempos coloniais, o rio Pinheiros foi chamado de Jurubatuba, que em tupi significa "lugar com muitas palmeiras jerivás"..Passou a ser chamado de rio Pinheiros pelos jesuítas, em 1560, quando eles criaram um aldeamento indígena de nome Pinheiros. Foi chamado assim por causa da grande quantidade de araucárias (ou pinheiro-do-brasil) que cobriam a região. O principal caminho que dava acesso à aldeia era o Caminho de Pinheiros, que hoje é a Rua da Consolação.
Rio Tamanduateí - Tamanduateí, em tupi, quer dizer rio de muitas voltas. O percurso original do rio Tamanduateí explica o nome indígena, porque onde atualmente se encontram a avenida São João e o vale do Anhangabaú, o rio fazia uma curva de sete voltas antes de encontrar seu afluente principal, o rio Anhangabaú, que em tupi quer dizer rio do mau espírito.
O rio Tamanduateí nasce na Serra do Mar e deságua no Tietê. Sua bacia hidrográfica possui 320 km2.
O Tamanduateí possuía 43 afluentes que deram origem a bairros, vilas e cidades, como o Ipiranga, a Mooca e a Pedra Branca. Atualmente a maioria desses córregos encontra-se total ou parcialmente canalizada e transformada em canais coletores de esgoto; o próprio rio tornou-se o maior canal de esgoto a céu aberto do ABC paulista.
Obs: A cidade de São Paulo tem um clima favorável a chuva,  muitos rios que foram canalizados ou aterrados, muitas várzeas que foram ocupadas e a inundação é uma característica da cidade, que a população não compreende por falta de conhecimento histórico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário