segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Farofeiros: Vamos invadir sua praia

Os farofeiros surgem em "caravanas" (ônibus velhos fretados, conhecidos como "sucatões", carros, mochileiros, etc).
Os farofeiros menos endinheiro (com R$ 50,00 a mais no bolso) chegam nos lugares a bordo de carroças como Passat, Chevette, Fusca, Fiat 147, Belina, Brasília, Corcel e outros lixos ambulantes.  
Diversão predileta do farofeiro: infernizar os outros com o seu péssimo gosto musical, vale qualquer coisa: Calypso, axé, pagode, funk ou qualquer estilo musical criado para estragar o final de semana dos outros. Os farofeiros costumam se concentrar nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente (mais conhecida como "São Viselva"), Balneário Camboriu e várias cidades do Nordeste.
Os farofeiros endinheirados, com R$ 100,00, preferem outras praias, como Mongaguá ou Itanhaém, além de gostarem muito de pacotes de turismo a cidades do Nordeste ou ainda juntarem em caravanas de carros velhos rumo ao litoral catarinense. Os farofeiros mais elitizados, se é que isso possa ser dito de um farofeiro, preferem ficar em Bertioga, na praia da Enseada, nadando no canal sujo, dizendo que foram passar as férias no "Litoral Norte" de São Paulo.
Farofeiros da Argentina
Outros farofeiros costumam vir da Argentina, em seus velhíssimos Peugeot 504  movidos a diesel remendados com arame, massa plástica e fita adesiva. Preferem o litoral de Santa Catarina e se acham imunes à legislação brasileira, principalmente a de trânsito, cometendo todas as infrações e imprudências possíveis e imagináveis. Um farofeiro argentino é especialista em se envolver em acidentes de trânsito Quando sobrevivem ao trânsito, praticam as condutas comuns a qualquer farofeiro, ou seja, sujar a cidade, sujar as praias, criar confusão, tendo particular facilidade de se envolver em brigas.
A bagagem do farofeiro
O farofeiro não tem dinheiro para pagar hospedagem em lugar nenhum. Suabagagem é composta de equipamentos, utensílios e produtos necessários para emporcalhar a cidade dos outros, incluindo barracas, sacos de dormir, rádios, vitrolas, colchonetes, fogareiros, lamparinas, bolas de futebol, varas de pescar, cadeiras de alumínio, esteiras, bronzeadores, chapéus de palha, pranchas de isopor, gatos, cães e periquitos.
Entretanto, duas coisas não podem faltar na bagagem do farofeiro: a farofa e cachaça (muitas vezes substituída pela cerveja).
Culinária Farofeira
Frango assado da padaria do seu Zé
Espetinho corrido de carne
A já citada farofa (preparada com banha de porco, aparas de carnes variadas e uma tira de bacon)
Salada de batata, ovos ultra cozidos, areia (misturada na chegada à praia), maionese barata e água.
Macarronada, feita com molho de extrato de tomates pronto, macarrão ultracozido (feito junto com os ovos da salada) e cheio de corante, óleo e alho.
Pavê, com biscoito recheado misturado com bolacha maizena, margarina, leite em pó, açúcar (muito açúcar), achocolatado água, farinha e maizena.
Fonte: desciclopedia.
Comentário:
No Chile o pessoal também gosta de fazer um pic-nic na praia. Un pollo, empanada, pisco, coca, fanta, sprite, etc. A indumentária é fantástica, agasalho, abrigo, calça, etc.
Água gelada, vai congelando seus pés e termina nos cabelos. Se você prefere sofrer tudo de uma vez, mergulhe e erga-se, sabendo que nos próximos quinze minutos sua respiração voltará ao normal: é o tempo que leva para recuperar-se do choque térmico. Depois se agasalha e bebe um pisco para esquentar...
Cuando calienta el sol en la playa siento mi cuerpo se queda temblando de frío.
Se você observar na praia  o comportamento de grupo de pessoas, pois farofeiro sozinho não tem graça,  é a pura realidade.. Existe o farofeiro light que é o carioca, o farofeiro hard que é o paulista, come de tudo,  e o farofeiro musical, o nordestino, com som bem alto, com espetinho de carne, cerveja, etc e um forró improvisado. Na praia dos ricos , por variar, tem garçon, cadeira, guarda-sol, revista, tem scotch, até um menu, etc.  Nada mais é o retrato do cotidiano de uma praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário