sexta-feira, 10 de março de 2017

“Ninguém é insubstituível”

Sala de reunião de uma multinacional o CEO nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos mostra gráficos e olhando nos olhos de cada um ameaça: “ninguém é insubstituível”.
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o
atrevido:
- Alguma pergunta ?
- Tenho sim. E o Beethoven ?
- Como ? – o CEO encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu o Bethoven?
Silêncio…
Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no
fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que quando sai um é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi?
Frank Sinatra? Dorival Caymmi? Garrincha? Michael Phelps?
Santos Dumont? Monteiro Lobato?Faria Lima ? Elvis Presley?
Os Beatles? Jorge Amado? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein?
Picasso?

Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem – ou seja – fizeram seu talento brilhar. E portanto são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar “seus gaps”.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico.
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.

Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se você ainda está focado em “melhorar as fraquezas” de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo e Gisele Bundchen por ter nariz grande.
E na sua gestão o mundo teria perdido todos esses talentos.
Fonte:Celia Spangher - Diretora de Gestão de Talento da Maxim Consultores

Comentário:
Como reflexão é um excelente artigo, mas na prática, quando uma empresa toma decisão de demitir ou cortar custos,  não existem insubstituíveis. A maioria dos RH´s das empresas  é  mero gestor de mão de obra para alinhar com os objetivos da empresa.. Uma empresa lembra um transatlântico, os talentos da primeira classe, que são a minoria conhecem mutuamente, os canais de comunicações são recíprocos, conseguem sobreviver a qualquer presságio, mas as demais classes além de colocar os coletes salva-vidas e torcer pela sorte se o navio tem espaço suficiente  para a nova flutuabilidade.

Conheça riscos do uso intenso da rede

Especialistas em ciberpsicologia acreditam que exposição à tecnologia pode causar mudanças na personalidade

Estudos sugerem que a dependência excessiva de telefones celulares e da internet assemelha-se a um vício

Os seus amigos do Facebook são mais interessantes que os da vida real? A internet de alta velocidade lhe deixou impaciente com as crianças? Você às vezes pensa em pressionar o botão de avançar somente para perceber que a vida não vem com controle remoto?
Se você respondeu sim a uma dessas questões, a exposição à tecnologia pode estar lentamente remodelando a sua personalidade. Alguns especialistas acreditam que o uso excessivo de internet, telefones celulares e outras tecnologias pode nos deixar mais impacientes, impulsivos, esquecidos e até mesmo mais narcisistas.

"Cada vez mais, a vida está se parecendo com uma sala de bate-papo", disse Elias Aboujaoude, diretor da clínica de transtornos do controle de impulsos em Stanford. "Nós estamos pagando um preço em termos de vida cognitiva por causa de nosso estilo de vida virtual." Nós gastamos muito tempo com nossos dispositivos, e alguns estudos têm sugerido que a dependência excessiva de telefones celulares e internet assemelha-se a um vício.

Sites como o NetAddiction. com oferecem testes autoavaliativos que determinam se a tecnologia se tornou uma droga para o usuário. Você negligencia as tarefas domésticas para passar mais tempo on-line? Você está checando seus e-mails a todo momento? Você costuma perder horas de sono porque está acessando a internet durante a madrugada?

Essas são algumas das questões usadas a fim de determinar quem está em situação de risco. Se você respondeu "frequentemente" ou "sempre", a tecnologia pode estar prejudicando-o. Em um estudo que será publicado no periódico "Cyber- psychology, Behavior and Social Networking", pesquisadores da Universidade de Melbourne (Austrália) conduziram testes com 173 estudantes universitários a fim de avaliar o risco de comportamento problemático na internet e em jogos de aposta.

Cerca de 5% dos estudantes mostraram sinais de problemas com jogo, e 10% tiveram pontuações suficientemente altas para os colocarem dentro da categoria de risco de "vício" em internet. O imediatismo da internet, a eficiência do iPhone e o anonimato das salas de bate-papo talvez possam mudar a essência de quem nós somos.
São questões como essa que Aboujaoude explora em "Virtually You: the Internet and the Fracturing of the Self" (Virtualmente você: a internet e a fragmentação do indivíduo, em tradução livre), livro que deve ser lançado no ano que vem nos EUA.

Aboujaoude também questiona se o imenso espaço para armazenamento disponível em e-mail e na internet não impede que muitos usuários não consigam esquecer o passado, guardando muitas memórias antigas e desnecessárias que prejudicam a formação de novas experiências. Atualmente, tudo pode ser salvo, desde e-mails sem importância, enviados após um almoço de negócios, até discussões furiosas on-line entre marido e mulher, salientou ele.

Não há tampouco uma forma fácil de controlar uma dependência em tecnologia. Nicholas Carr, autor do recente livro "The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains" (O superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros, em tradução livre), disse que as responsabilidades sociais e familiares, o trabalho e outras pressões influenciam o nosso uso da tecnologia.
"Quanto mais profunda a inserção de uma tecnologia em nossa rotina diária, menores as escolhas de quando e como usá-la", escreveu Carr em uma postagem recente em um blog. Fonte: Folha de São Paulo - quarta-feira, 16 de junho de 2010 

Comentário:
Num futuro bem próximo o ser humano  transformará num zumbi eletrônico . A sociedade atual vai aceitando a  tecnologia  humana  e eletrônica como se fosse um produto de consumo, que aos poucos o cidadão vai perdendo a individualidade em detrimento a integração ao grupo ou interesse pessoal. A corrida ao controle do ser humano já começou como se fosse um jogo perigoso de entretenimento. O perigo é transformar num deepwater horizont humano,  perdendo o controle desse novo homem eletrônico. Com a tecnologia  achamos que sabemos  tudo, mas sabemos quase nada. É a caixa de Pandora eletrônica.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Embraer apresenta o E195-E2, o jato comercial de nova geração mais eficiente no mundo

A Embraer apresentou na terça-feira, 7 de março de 2017, em cerimônia realizada na unidade da Empresa em São José dos Campos, a maior aeronave da segunda geração da família de E-Jets e também o mais eficiente avião comercial do mundo para rotas domésticas: o E195-E2. Com voo inaugural previsto para os próximos meses, o jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019.

“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais”, disse John Slattery, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial.

O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única.

Com 14,5 metros de comprimento e 35,1 de envergadura – o mais largo já produzido no país, o E195-E2 também tem aumento significativo de alcance de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.

A aeronave tem uma asa desenvolvida especialmente para o modelo, com o maior alongamento entre jatos de corredor único, aumentando a eficiência de consumo de combustível. Além de uma especificação mais equilibrada, a Embraer usou toda a experiência de mais 17 milhões de horas voadas nos E-Jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a um projeto de otimização para o E2. Por exemplo, sendo concebido com uma combinação inteligente de materiais, o E195-E2 consegue ter capacidade de transportar 10% mais passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo peso.

“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso,” explica Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações, Embraer Aviação Comercial. “O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus vários sistemas.”

A Embraer vai utilizar dois aviões na campanha de certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior.

Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais 275 firmes, sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.

Com investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Fonte: Embraer Noticias

Ilusão do socialismo cubano

O socialismo é um sonho e faz de conta que funciona. A esquerda lembra muito a pessoa com Alzheimer, vê, enxerga, mas não consegue processar a informação visual para uma análise. A pessoa lembra apenas o que está registrado cérebro, o processo cognitivo está deteriorado. A esquerda é assim não deslumbra a mudança atual do mundo. Está tão compenetrado para acabar com o capitalismo, não enxerga a miséria do socialismo, o conformismo das pessoas com a situação, deixando-as inertes para o trabalho e sobrevivência. Não temos nada, mas também não temos tudo, esse é o refrão do socialismo cubano.

A miséria do capitalismo que tanto a esquerda crítica é a mesma do sistema socialismo,  porém pior, não existe sonho no socialismo, que tanto move o ser humano em busca dos direitos civis e políticos da cidadania, na falta de liberdade de organização política, econômica, de expressão e de imprensa, trabalho, etc. Tudo é controlado pelo governo, através do Partido Comunista e Comitês. O que o socialismo faz muito bem é a redistribuição da miséria.

O Socialismo é a Filosofia do Fracasso, Winston Churchill
Estamos oprimidos por uma falácia mortal. O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. A não ser que libertemos nosso país, enquanto resta tempo, das doutrinas perversas do socialismo, não pode haver esperanças à recuperação. Esta ilha não pode conservar a sua população como uma grande potência. Os mais dispostos e o mais inteligentes irão emigrar – e nós seremos deixados aqui com uma junta de funcionários de Estado, meditando acima de uma vasta massa de seres humanos preocupados, famintos e prostrados. Nosso lugar no mundo estará perdido para sempre – e não só a nossa auto-estima, mas a nossa independência nacional desaparecerá, privilégios duramente conquistados e que foram caros a nós no passado.

(…) Quando estive aqui há dois anos, ouvi da Associação Escocesa de Sindicalistas uma frase de grande alcance que me atingiu profundamente: “uma democracia com direito de propriedade”. Esse é um tema amplo e útil para explorarmos. Ser dono da própria casa não é um crime. Poupar para assegurar e manter a independência é uma virtude. Por que não deixamos claro que não somente as casas construídas por empresas privadas – quando isso for novamente permitido – podem ser compradas em prestações por seus inquilinos, que se tornarão assim donos da livre propriedade, mas também que deveria haver o direito de se comprar em prestações as casa construídas pelo Estado. Aqui está um passo positivo a ser dado. Algo que teria a mais ferrenha oposição do Partido Socialista, que deseja ver a todos como inquilinos do Estado.
Discurso realizado na Conferência Escocesa de Sindicalista (Perth, Escócia)-28 de maio de 1948

PSG - Naufrágio


quarta-feira, 8 de março de 2017

Raio X da Amazônia

Vídeo realizado pela Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, tem a duração de 10 minutos e foi premiado na "XX Rassegna Cinematografica Internazionale Eserciti e
Popoli" - Festival Internacional de Filmes Militares, recebendo o primeiro prêmio na categoria "Natureza e Sociedade

O vídeo mostra a complexidade para levantamento cartográfico na região Amazônia. É importante para o país o levantamento cartográfico  no formato digital  para o tratamento da informação geográfica e que influencia nas áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. É um recurso estratégico muito importante para o país conhecer profundamente a Amazônia Brasileira. .

domingo, 5 de março de 2017

Dez fatos sobre a autobahn

O carro é tão importante para os alemães que eles inventaram um tipo de rodovia onde podem andar livres de semáforos, ciclistas e pedestres. Veja algumas particularidades das autoestradas alemãs.

AUTOBAHN
A "Autobahn" (= via para carros) tem, tradicionalmente, ao menos duas faixas de tráfego em cada sentido e é restrita a veículos a motor que andem a no mínimo 60 km/h. Não há cruzamentos de veículos na via, e as saídas sempre são para a direita (com uma exceção perto de Stuttgart). Em geral, a pavimentação tem o dobro da espessura de rodovias em outros países.

A MAIS VELHA
A primeira autobahn pública começou a ser construída em 1929. É a A555, que liga Colônia a Bonn, no oeste do país. Sua inauguração foi em 1932, um ano antes da nomeação de Adolf Hitler como chanceler da Alemanha.

SEM LIMITES
A Alemanha é o único país da Europa sem limite de velocidade em suas autoestradas. Existe uma velocidade recomendada de 130 km/h, que atinge praticamente 50% das autobahnen (plural de autobahn). Por questões de riscos à segurança, um terço tem limitação de velocidade e, nas demais, a limitação entra em vigor conforme as condições do tempo e do trânsito.

MILHARES DE QUILÔMETROS
A rede de rodovias expressas da Alemanha tem uma extensão de 13 mil km (dado de 2015). Juntando-se todas, poderia-se ligar Hamburgo a Santiago do Chile. A autobahn mais longa é a A7, com 962 km.

IDENTIFICAÇÃO POR NÚMEROS
As autoestradas alemãs são identificadas pela letra A e por um número. As que vão de norte a sul geralmente têm números ímpares, e as de oeste para leste, pares.

POUSO E DECOLAGEM
Há trechos das autobahnen especialmente preparadas para serem usadas por aviões militares. Isso aconteceu já na 2ª Guerra Mundial, quando muitos aeroportos estavam destruídos. Na Guerra Fria, mais trechos foram preparados para eventuais operações da Otan.

EM FILA
Segundo o automóvel clube Adac, o ano de 2015 foi recorde, com 568 mil engarrafamentos, somando 1,1 milhão de quilômetros de extensão. Daria para fazer 28 voltas em torno do planeta. Apesar das informações sobre problemas no trânsito passadas pelo rádio a cada meia hora, os motoristas ficaram um total de 341 mil horas presos em congestionamentos.

ENGAVETAMENTOS
Em outubro de 1990 aconteceu um dos maiores acidentes em uma rodovia alemã. Um engavetamento devido a um nevoeiro na A9 em Münchberg envolveu 170 veículos, entre os quais seis ônibus e oito caminhões. Dez pessoas morreram e 123 ficaram feridas. O maior engavetamento da história foi em 2009, quando 259 automóveis se envolveram num acidente perto de Hanover. Ninguém morreu na ocasião.

PEDÁGIOS
Desde 2005, a Alemanha tem um sistema de pedágio obrigatório para caminhões pesados. A Toll Collect, um empreendimento conjunto liderado pela Deutsche Telekom, Daimler Financial Services e a francesa Cofiroute, é responsável pelo sistema de cobrança, que envolve o uso de transponders a bordo dos veículos e também sensores instalados nas autoestradas de todo o país.
SERVIÇO E RELIGIÃO
Além das áreas de descanso e de serviço, com brinquedos, postos de gasolina e restaurantes, ao longo das rodovias alemãs há capelas e igrejas para descanso e reflexão dos viajantes. Fonte: Deutsche Welle - Data 04.03.2017

Comentário: Enquanto no Brasil
Pesquisa divulgada  pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 26/10/2016, aponta que 58,2% das rodovias brasileiras, o equivalente a 60.165 quilômetros, apresentam algum problema e são consideradas em estado péssimo, ruim ou regular. O estudo avaliou 103.259 quilômetros de estradas.
Na pesquisa, a CNT alerta que a má qualidade do pavimento das rodovias aumenta o custo operacional do transporte em 24,9%. Nos trechos considerados péssimos, esse aumento do custo de transporte pode chegar a 91,5%.