terça-feira, 5 de março de 2013

Morre Hugo Chávez, presidente da Venezuela

Ferrenho crítico do neoliberalismo e do governo dos Estados Unidos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira (5), vítima de um câncer na região pélvica, com o qual convivia há um ano e meio. Desde que sua enfermidade foi diagnosticada, em junho de 2011, Chávez passava longos períodos em Cuba, onde tratava a doença.

O anúncio oficial da morte de Chávez foi feito por volta das 18h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (5) pelo vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Maduro afirmou que utilizará a prerrogativa de um dispositivo militar e policial especial para garantir a paz do país após a morte de Chávez.

"Será desencadeada uma união especial de toda a Força Armada Nacional Bolivariana, da Polícia Nacional Bolivariana, que neste exato momento está em execução para acompanhar e proteger nosso povo", disse Maduro durante um pronunciamento em rede nacional para rádio e televisão.

Por volta das 19h20, o comandante das Forças Armadas da Venezuela convocou todas as forças disponíveis no país para garantir a segurança de todos os cidadãos venezuelanos e o cumprimento da Constituição do país. Fonte: UOL 05/03/2013

Comentário: Daqui a pouco o chavismo criará  o movimento místico. O messianismo prevalecerá e o povo nunca aceitará a sua morte. A esquerda gosta de mausoléu e a América Latina tem uma característica, olha o futuro, olhando o passado. O socialismo tem sua vantagem, atrai a miséria e a divide  proporcionalmente. Todos ficam felizes para sempre.

Existe um contrasenso no pensamento chavismo, critica tanto o império ianque, mas são os americanos o maior comprador  do petróleo venezuelano e o maior exportador de mercadorias.Quem sustenta o programa chavismo são os americanos? A retórica política contra a realidade econômica. Chavez esbravejava, criticava o império ianque, mas comercialmente dependia dele.

A miséria é o cabo eleitoral da esquerda, pois os programas assistencialistas promovem  gerações de pessoas dependentes do Estado, sem obrigação de trabalhar e estudar. É o ciclo vicioso da miséria, alguns saem, outros entram.

O interessante do pensamento da esquerda latina é que a violência, o crime,  estão intimamente ligados ao desemprego, a desigualdade, etc. Mas a Venezuela reduziu drasticamente a desigualdade, mas a taxa de homicídio elevou-se? No Brasil também ocorre isso, estamos em pleno emprego, mas a violência aumentou. Para a esquerda a violência e o crime têm sua origem na pobreza e no capitalismo, mas ela não explica esse fenômeno,  alguns países reduziram a desigualdade, mas a violência aumentou.

Os Bons Companheiros da Esquerda (Argentina, Brasil, Equador, Bolívia, Uruguai)  estarão presentes no velório do novo Símon Bolivar, que entrará para história venezuelana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário