terça-feira, 19 de março de 2013

Origem do colchão

Em 3400 a.C., a ideia do agrupamento de ramos, palhas e folhas originando uma superfície mais flexível para se dormir permitiu que o ser humano abandonasse o chão frio e duro. Pouco tempo depois, os enchimentos de materiais que antes se encontravam no solo foram revestidos por emendas de duas peles ou tecidos, formando o que se chama de colchão.

Ao que tudo indica, os romanos foram os responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro colchão, que era feito com materiais orgânicos como penas, algodão, palha, pelo animal ou lã. Sendo que nesse período (3400 a.C.), enquanto os cidadãos dormiam em cima de pilhas de palmeiras, o Rei Tutancâmon descansava sobre uma cama de ébano (madeira nobre).

O primeiro colchão de água também foi invenção romana. Para eles, esse tipo de colchão consistia em deitar sobre a água morna , até atingir sonolência, e então, alguém carregava o indivíduo até um colchão de balanço para ser balançado até dormir.

Durante o Renascimento , utilizavam-se na cobertura do colchão tecidos de luxo como brocado ( tecido com desenhos em relevo), veludo e seda. No século XVIII foram introduzidos os primeiros colchões estofados com algodão. Uma vez que, com o surgimento da mola de aço em espiral durante a Primeira Revolução Industrial, Heinrich Westphal inventou os colchões de molas.

Na década de 1880, na pequena cidade de Sealy, Texas, Daniel Haynes inventou uma máquina que comprimia o algodão para o uso em colchões e ganhou o devido reconhecimento pela criação do "Colchão de Sealy", como o produto foi nomeado na época.

De origem norte-americana, fundada em 1883, a Leggett & Platt criou o primeiro colchão de molas de que se tem notícia.  

Era comum ter colchões infestados de insetos por volta de 1900, inclusive os novos. O enchimento orgânico atraia diversos bichos, bactérias e mofo. Por esse motivo, fazia-se uso frequente da expressão: "Não deixe os bichos da cama morder."

Ao contrário do colchão de molas, que é amaciado com o passar do tempo, os colchões de algodão ficavam mais duros e compactos.Os colchões de algodão se diferenciavam entre fabricados com algodão cru e produzidos com feltro de algodão (os de feltro eram mais caros).

A primeira cama desenvolvida foi no século XVI. O colchão era colocado sobre uma treliça de cordas fixas em uma estrutura regular de madeira.

Um dos maiores problemas observados foi a freqüência com que insetos eram encontrados nos colchões, pois tinham enchimento orgânico não tratado. Além disso, em climas quentes e úmidos, tinham grandes chances de mofar.

No processo de evolução dos colchões, novos produtos e matérias-primas foram surgindo, dentre eles o poliuretano, látex e molejo. De origem oriental, surgiram posteriormente os colchões terapêuticos, magnéticos e com infravermelho longo, tendo em sua superfície o rabatan (perfilado High-Tech). Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário