sábado, 9 de março de 2013

Chávez: Templo para o culto eterno

Nas ruas, carros com frases pichadas a giz ou a tinta. Palavras de amor ao presidente. “Para sempre, Chávez” e “Eu sou Chávez” estampam vários veículos. Ambulantes vendem pequenas bandeiras da Venezuela e alguns motoristas já as exibem em seus automóveis, com orgulho. Por todos os lados, existem alusões ao líder bolivariano. Velado na capela ardente da Academia Militar, Hugo Chávez está em cada parte de Caracas. São muitos os outdoors e os murais com fotos do chefe de Estado, considerado para muitos tão importante quanto o libertador Simón Bolívar.

O culto à personalidade, tão comum em países totalitários, ainda durará muito na Venezuela se depender dos seguidores do líder morto. Que o diga Nicolás Maduro. Candidato a presidente na eleição prestes a ser convocada, ele anunciou ontem a prorrogação do velório por mais sete dias. Terminado o ritual, disse Maduro, o corpo do caudilho será embalsamado — "como Ho Chi Minh, Lenin e Mao", afirmou, citando os ditadores comunistas — e ficará exposto ao público para sempre em uma urna de vidro.

Hugo Chávez será embalsamado e transferido para o Museu da Revolução, onde ficará em exposição permanente.  Fonte: Correio Braziliense - 08/03/2013

Comentário: O que existe na Venezuela é o Totalitarismo e não a democracia.

Definição: Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.

O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).

Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado. Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário