quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca passa no teste de leitura, e pode assumir como deputado federal

bligo-Tiririca1.jpg

Depois de muita polêmica, a confirmação: Tiririca sabe ler e escrever, e, por isso, pode assumir seu cargo de deputado federal eleito por São Paulo com mais de um milhão de votos.

Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve êxito no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral. Walter de Almeira Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), contou que Tiririca fez um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: "Justiça Eleitoral, uma retrospectiva". A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. "A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral."

Ainda de acordo com o presidente do TRE-SP, Tiririca teve de ler uma notícia de jornal e fazer uma interpretação do que leu e escreveu. As manchetes foram "Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos" e "O tributo final a Senna".

O presidente do TRE-SP ressaltou, porém, que a decisão sobre a diplomação de Tiririca caberá ao juiz Aloízio Silveira, da primeira zona eleitoral.

A polêmica começou depois de uma reportagem da revista Época, poucas semanas antes da eleição, apontando que Tiririca era analfabeto, de acordo com pessoas que trabalhavam e conviviam com ele. No ato do registro da candidatura, Tiririca, assim como todos os candidatos, entregou um documento atestando que tinha o primeiro grau incompleto, mas que sabia ler e escrever. O documento foi submetido à perícia, que apontou irregularidades na caligrafia - uma pessoa poderia ter escrito por Tiririca. O palhaço se recusou a fazer a perícia do documento, o que foi aceito pelo TRE-SP, já que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo. E assim o deputado federal Tiririca será diplomado.

Fonte: Yahoo Brasil - - 11 de novembro de 2010

Comentário: O Tiririca é a própria realidade da educação brasileira. Ele não tem culpa, pois o sistema permite. Se o  TRE (Tribunal Regional Eleitoral) permite que um candidato tenha apenas a leitura e a escrita como condições para exercer o mandato de deputado federal, isto significa,  que a educação não é prioritária para país. Não é importante. A própria futura presidente da Republica disse numa entrevista que as prioridades seriam; eliminar a miséria, prosseguir com o desenvolvimento econômico e nada menciona sobre a educação. O futuro de qualquer país passa pela educação.

O mais interessante disso tudo, sai Lula e entra Tiririca. Os dois não são exemplos para as gerações em relação a educação. Como disse um amigo, lembra a escolinha do Professor Raimundo, programa humorístico. O povo escolheu. 

Como disse Bill Gates numa palestra numa escola pública; Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente  nada na vida real. Se pisar na bola, está despedido… Rua!!! Faça certo da primeira vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário