quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Transporte urbano: ônibus ecológico chinês


 Uma grande preocupação  no planejamento do transporte urbano é como aumentar a velocidade do tráfego: colocando mais ônibus nas vias  aumentará o congestionamento  e piorará a qualidade do ar, a construção do metrô é mais caro e demorado.  Bem, aqui está uma alternativa rápida, mais barata, mais verde,  para iluminar a mente um pouco: o Straddling Bus,  exibido pela primeira vez na 13ª feira High-Tech Expo Internacional de Pequim, em maio deste ano.  

Num futuro próximo, o modelo deve ser colocado em uso piloto no distrito de  Mentougou em Pequim.

O modelo foi proposto pela empresa Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co. Ltd,  parece um trem de metrô ou trem  superfície urbana (LTR). Tem de 4 a 4,5 m de altura com dois níveis: no andar superior, embarque para passageiros, enquanto no nível inferior é uma passagem para veículos com altura inferior a  2 m.  

Alimentado por energia elétrica e solar, o ônibus pode acelerar até 60 km/h, transportando 1200-1400 passageiros,  sem interromper o trânsito de veículos.  Também custa cerca de 75 milhões de dólares para a construção do ônibus e um trajeto de 40 km que equivale apenas 10% da construção do metrô.  O ônibus pode reduzir os engarrafamentos em 20 a 30%. Fonte: China Hush - July 31st, 2010

Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário