domingo, 30 de maio de 2010

Festa de São Vito



Começou no sábado, 29 de maio, a tradicional festa de São Vito, no Brás, região central de São Paulo. São 40 barraquinhas montadas no meio da Rua Polignano à Maré que oferecem macarrão, antepastos, pães e doces italianos. A festa acontece todos os fins de semana até o dia 4 de julho. Quem for ao local paga uma entrada que já dá o direito de saborear essas iguarias e show ao vivo.

Em 2009 passaram pelo evento mais de 100 mil pessoas vindas de diferentes bairros da capital, de grande parte do interior do estado e, até mesmo de outros países como Itália, Canadá, Estados Unidos, entre outros. Com apoio de uma equipe extremamente envolvida no evento e de patrocinadores de peso, foram servidos mais de 18 mil pratos de spaguetti, aproximadamente 8 mil lasanhas e 6 mil nhoques regadas com mais de 6 toneladas de molho de tomate. Foram empregadas mais de 2 toneladas de mussarela, 1 mil litros de azeite, 4 toneladas de farinha, 2 toneladas de tomates na confecção de 19 mil ficazzelas preparadas na cozinha industrial da paróquia São Vito. Para as sobremesas foram servidos mais de 12 mil doces variados. O consumo de bebida também bateu todos os recordes quando comparado as edições anteriores da festa. Foram consumidos mais de 62 mil litros de cerveja e 30 mil litros de vinho. Apesar dos números exorbitantes não houve registro de um incidente se quer durante toda a festividade.

A Associação Beneficente São Vito Mártir foi fundada por italianos e descendentes em 1918, quando ocorreu a primeira festa, como uma autêntica manifestação cultural italiana na cidade. São Vito é o padroeiro do vilarejo europeu de Polignano a Mare (pronuncia-se Polinháno a Máre) na Puglia, origem da maioria dos imigrantes que se instalaram no bairro após 1889. A festa ajuda a manter as obras sociais da paróquia, inclusive a creche, que abriga 120 crianças pobres de até 4 anos.

Vídeo:
Polignano a Mare é  uma pequena cidade bucólica,  com menos 20.000 habitantes, com atividades predominantes; turismo, agricultura e pesca.


Vídeo:

Domenico Modugno nasceu em Polignano a Mare






Nenhum comentário:

Postar um comentário