sábado, 11 de julho de 2015

Papa ganhou crucifixo com Cristo sobre uma foice e um martelo

O presente do boliviano Evo Morales ao papa Francisco - um peculiar crucifixo em madeira com Cristo sobre uma foice e um martelo - provocou polêmica e muitos religiosos consideraram iniciativa uma "provocação".

Morales, no entanto, se defendeu e disse que o presente era uma criação de um jesuíta, Luis Espinal, assassinando em 1980 por paramilitares de direita, durante o golpe militar de Luis García Meza, atualmente preso por crimes contra os direitos humanos. Fonte: G1-10/07/2015

Comentário: Os jesuítas são simpatizantes da Teologia da Libertação. Essa teologia prega de forma oculta ou dissimulada a luta de classe entre pobres e ricos. Nada mais é o socialismo cristão dos movimentos sociais. O cenário é o socialismo cristão, mas o bastidor é o comunismo.
Lembrando que os símbolos foice  e martelo simbolizam o proletariado industrial, os operários  (o martelo) e os camponeses  (a foice) — as duas classes cuja aliança é considerada fundamental pelos marxistas-leninistas para o triunfo da revolução socialista.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pesadelo histórico: Alemães vencem por 7 a 1

Brasil dá vexame no Mineirão e sofre pior derrota em Mundiais.Alemães vencem por 7 a 1, voltam a uma decisão de Copa após 24 anos e impõem à seleção brasileira a sua maior derrota na história dos Mundiais, num trauma capaz de superar o Maracanaço de 1950.

domingo, 5 de julho de 2015

Grécia: crônica de uma crise longamente anunciada

Sem saída no momento, a crise da dívida grega vinha se delineando há mais de uma década. Desfecho pode acarretar queda na classificação de risco do país e fechamento de instituições financeiras, além de ameaçar o euro.

A Grécia se filiou à união monetária europeia em 2001, adotando o euro como moeda. Três anos mais tarde, detectaram-se indícios de que Atenas havia falsificado seus balanços e violado regras relativas à estabilidade da moeda comum. Foi o começo da crise grega.

2009-O governo do premiê Georgios Papandreou revela aquilo que ninguém nas instituições da União Europeia poderia imaginar – nem havia notado: a Grécia tem dívidas no valor de 350 bilhões de euros, o equivalente a 160 vezes seu Produto Interno Bruto (PIB). O déficit orçamentário nacional é de 12,7%, quando o máximo estipulado pelas regras de estabilidade do euro é de 3%.

2010-O PIB da Grécia cai 5%. É aprovado para Atenas um primeiro pacote de ajuda financeira, no valor de 110 bilhões de euros, dos quais 30 bilhões de euros são provenientes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os chefes de Estado e governo da União Europeia chagam a um acordo quanto à criação de um mecanismo anticrise contendo um "escudo protetor" para o euro, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (Feef), com garantias de até 780 bilhões de euros.

2011-Continua piorando a situação da Grécia, seu PIB cai em cerca de 7%. Diversas agências rebaixam sua classificação de risco de crédito (rating). Em oposição às ajudas financeiras, subordinadas a reformas e medidas de austeridade, ocorrem protestos veementes, em que morrem três pessoas. Uma primeira greve geral aumenta a pressão sobre o governo.

Considera-se a introdução de um imposto sobre imóveis e a venda das últimas reservas de capital, como condição para um corte das dívidas, com os credores privados abrindo mão de 50% de suas exigências. Numa cúpula extraordinária, a UE libera 100 bilhões de euros em novos empréstimos e outros 39 bilhões em garantias de crédito adicionais.

O premiê social-democrata Giorgos Papandreou anuncia a intenção de submeter as medidas de austeridade à votação popular, em referendo, porém, desiste diante dos protestos dos credores. Em seguida, renuncia à chefia de governo. O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Loucas Papademos assume o governo interino.

2012-A economia grega acusa um índice negativo de 6,4%. O segundo pacote de resgate para o país perfaz 130 bilhões de euros. Os ministros de Finanças da UE liberam a maior parte dos créditos e reduzem à metade os juros relativos ao primeiro pacote. Em contrapartida, exigem de Atenas medidas de autoridade rigorosas.

Os cidadãos gregos manifestam nas eleições seguintes seu posicionamento no impasse, aumentando significativamente o apoio à aliança de esquerda Syriza, que rejeita as exigências de austeridade. A legenda se estabelece como a segunda mais forte da Grécia.

O primeiro-ministro eleito é Antonis Samaras, do partido Nova Democracia – segundo observadores, pouco disposto a reformas. A crise permanece, apesar da persecução aos sonegadores de impostos e o confisco das contas bancárias de milionários gregos no exterior.

Cresce o temor de que em breve a Grécia poderá estar falida, além de não ser o único Estado da zona do euro em dificuldades financeiras. O presidente do BCE, Mario Draghi, assegura: "Vamos fazer tudo para manter o euro", o que tranquiliza temporariamente os mercados financeiros. Draghi trabalhara durantes três anos em Londres para a casa de investimentos Goldman Sachs, consultora do governo grego até 2009.

2013-O PIB cai mais 3,9%, as dívidas perfazem 160% da receita anual da Grécia. O desemprego avança: mais da metade dos jovens estão sem trabalho. Cresce a animosidade contra a "troica" de credores – FMI, BCE e Comissão Europeia. As medidas de austeridade implementadas não bastam aos fiscais internacionais.

A resistência é tanta, e a situação tão caótica, que os credores internacionais adiam para o ano seguinte uma auditoria planejada. O novo slogan é: "Deem mais tempo à Grécia." O Parlamento em Atenas aprova medidas contra a crise, que incluem a elevação dos impostos e a demissão de mais de 10 mil funcionários públicos.

2014-Finalmente, um raio de esperança: a economia da Grécia acusa um pequeno crescimento, de 0,6%. Pela primeira vez, os gregos conseguem até mesmo obter crédito no mercado livre de capitais. Samaras está seguro de si: "Não precisamos de novos pacotes de resgate." São transferidos cerca de 8 bilhões de euros, até então bloqueados, referentes aos pacotes de ajuda já aprovados. No fim do ano, fracassa no Parlamento a eleição do novo presidente da República, acarretando uma guinada na política nacional.

2015-Nas eleições legislativas antecipadas de 25 de janeiro, vence a aliança esquerdista Syriza, que forma uma coligação de governo com o partido populista de direita Gregos Independentes. O novo premiê, o chefe de partido Alexis Tsipras, e seu ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, confirmam a intenção de cumprir a promessa eleitoral de abrandar as imposições de austeridade dos credores internacionais.

Porém, novos problemas se apresentam ao governo recém-eleito: as arrecadações de impostos despencam, metas orçamentárias não são cumpridas. O governo Tsipras adota um curso titubeante: primeiro rejeita um corte de dívidas e a prorrogação do programa de resgate, para depois aceder.

A UE impõe, como condição, que a Grécia apresente uma lista de medidas para estabilização da financeira nacional. A disputa se acirra até a suspensão das negociações, precipitada pelo anúncio de Tsipras de um referendo sobre as medidas de austeridade.

Nesta terça-feira (30/06), o governo grego deveria restituir 1,55 bilhão de euros que deve ao FMI. Para tal, no entanto, seria necessária a próxima parcela, de 7,2 bilhões de euros, do pacote de resgate, cuja liberação foi sustada devido ao atual estado das negociações.

As agências de classificação de risco baixaram a nota do país para CCC-, último estágio antes da falência estatal. Os bancos e bolsas de valores da Grécia estão fechados até a próxima semana, com os saques restritos a 60 euros diários. Fonte: Deutche Welle-30.06.2015

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Acabei de descer do futuro, diz Dilma

Animada em seu último dia de visita aos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff deu uma volta de cerca de 20 minutos no carro autônomo do Google, na sede da empresa em Mountain View, no Vale do Silício, no Estado da Califórnia.

"Acabei de descer do futuro", disse a jornalistas após o fim do passeio, nesta quarta-feira (1o). "É um nível de desenvolvimento que eu não imaginei que houvesse."

O carro testado pela presidente era um modelo Lexus, mais antigo que o pequeno veículo de design arredondado que começou a ser testado pelo Google nas ruas de Mountain View na semana passada.

Antes de entrar no carro, acompanhada da filha Paula, Dilma conversou com engenheiros da companhia sobre a tecnologia e afirmou que o carro era "absolutamente fantástico."

A presidente afirmou ainda que, ao ver os carros autônomos, pensou em como eles podem mudar o transporte público mundial. Ao ser questionada por uma repórter sobre o "presente", Dilma afirmou: "Eu ainda estou no futuro, não faça isso comigo." Também integravam a comitiva Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e Renato Janine Ribeiro (Educação). Fonte: Folha de São Paulo, 01/07/2015

Comentário: Isso lembra quando D. Pedro II visitou os Estados Unidos em 1876. De 15 de abril a 12 de julho de 1876, o imperador percorreu mais de 14 mil quilômetros e passou por 28 estados, além da capital Washington.

O imperador se interessou pela ciência, pela tecnologia, as invenções e ficou maravilhado pelo trem. Dom Pedro II percorreu as extensões continentais dos Estados Unidos de trem, de Nova York a São Francisco na ida e na volta.  Ele foi de oeste a leste, e depois voltou do leste para oeste, buscando informações, e as inovações que estavam conhecendo.

Pelo jeito tivemos pouco avanço em quase 140 anos, continuamos a produzir ou fabricar carroças tecnológicas com conteúdo nacional.

Hoje a presidente desceu do futuro, achou muito complexo, melhor ficar “De Volta para o Passado”, onde ela pode saudar o avanço tecnológico da mandioca,  uma das maiores conquistas brasileira?

domingo, 28 de junho de 2015

Ciclovia da Avenida Paulista é inaugurada

A ciclovia da Avenida Paulista foi inaugurada na manhã deste domingo (28) em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Por volta das 10h, a via foi interditada ao trânsito nos dois sentidos. Os bloqueios podem ir até as 17h.

O prefeito disse que a ciclovia é um "símbolo de qualidade de vida". Ele justificou o fechamento da Avenida Paulista para o evento dizendo que o espaço "é público".

Ao ser questionado sobre fechamento na Paulista todos os domingos, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, respondeu que isso ainda está em estudo. “A intenção da ciclovia é abrir a Avenida Paulista para todo mundo, não só para carros, mas também para pedestres e veículos não motorizados”, falou o secretário.

O secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, foi até a Avenida Paulista para a inauguração. Ele acredita que a ciclovia é uma iniciativa que demora até as pessoas se acostumarem, até por isso há muitas críticas. “A juventude olha com bons olhos essas novidades e quer se apropriar dos espaços da cidade. Os jovens nem querem ter carro.”

Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, a pista exclusiva está entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica. A ciclovia tem quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado. 


Devido ao alargamento do canteiro central, as faixas das duas pistas, tanto no sentido Consolação quanto no sentido Brigadeiro, precisaram ser reajustadas e diminuíram a largura de 3 metros para 2,8 metros. Já a faixa de ônibus, à direita da pista, perdeu 20 centímetros, passando de 3,5 metros para 3,3 metros.

Com a implantação da ciclovia, foram retiradas as floreiras e relógios do canteiro central. Alguns relógios devem ser realocados posteriormente nas calçadas. Os pedestres ficarão na ilha de segurança durante a travessia.

"Nós aumentamos o espaço de pedestres no canteiro central. O pedestre tem o tempo semafórico. Se ele ficar no canteiro central, tem uma ilha de segurança que nós aumentamos”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “Fizemos o recuo para pedestre, para o ciclista, tiramos os relógios por questão de segurança”, disse.

Apesar da inauguração da ciclovia, a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que funciona aos domingos e feriados, não será desativada. “Eu acho melhor deixar segregado (ciclofaixa de lazer). Se tiver muita gente, acaba um transtorno danado. A ideia é manter a ciclofaixa de lazer e o pedestre fica ao lado”, disse o secretário de Transportes.

A construção de ciclovias é uma das principais marcas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), que pretende entregar 400 km de vias exclusivas para ciclistas até o fim deste ano. Atualmente, a cidade possui 298,6 km de ciclovias, sendo 238,3 km somente da gestão do prefeito Haddad. Com as inaugurações deste domingo, São Paulo tem 307,4 km de ciclovias. Fonte: G1-28/06/2015

Comentário: As ONG´s ligada a bicicletas são muito fortes politicamente como redes sociais lembrando muito a expressão “arroz de festa”, sempre presente, parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e principalmente em ocasiões festivas. É a geração superficial.
Foram mais de cinco meses de construção,  com extensão de 4 km e custo estimado em R$ 12,2 milhões. Enquanto isso a prefeitura não tem dinheiro para creches, melhorar os postos de saúde. A periferia não tem a ciclovia/ciclofaixa como tem  as regiões dos Jardins.
Discute muito carros e bicicletas, mas ninguém analisa a alternativa mais simples que faz parte automática de uma rua ou avenidas: andar a pé. Os passeios da cidade parecem mais escadas, queijo suíço,  passeios estreitos, etc.
De acordo com pesquisa feita pelo Metrô de São Paulo, os deslocamentos feitos diariamente na cidade de São Paulo, 30,8% são feitos a pé, 28,3% de ônibus, 28% de carro particular, 10,1% de metrô ou trem, 1,7% de moto, 0,6% de bicicleta, 0,3% de táxi, e 0,1% outros.

O deslocamento por bicicleta não chega a 1%?
Esse ano somando-se os trechos entregues e as pistas em construção, a prefeitura vai gastar em 177 quilômetros de vias um total de 116 milhões de reais, o equivalente a cerca de 650 000 reais por quilômetro. Enquanto isso não tem dinheiro para construção de creches e escolas.
Os parâmetros das ONG´s são;  Amsterdã (população de 800 mil), Copenhaque ( população 1,2 milhão), esquecendo que não temos planejamento urbano, cultura e educação.  Os deslocamentos nessas cidades é no máximo 5 km. Em São Paulo tem  região da cidade que dista 30 km do centro.
A distribuição da população da cidade de São Paulo; Centro-431.106; Leste-3.998.237; Norte-2.214.654; Oeste-1.023.486; Sul-3.586.020. A população municipal da cidade, 11,9 milhões.

sábado, 27 de junho de 2015

Lei que proíbe foie gras em São Paulo é publicada no Diário Oficial

A lei que proíbe a produção e a comercialização de foie gras (fígado gordo de ganso ou pato, iguaria típica da culinária francesa) em São Paulo foi publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da cidade. A lei 16.222/2015, do vereador Laércio Benko (PHS), também veda a comercialização de artigos feitos com pele de animais.

Em caso de descumprimento, o comerciante poderá ser multado em R$ 5 mil. Em caso de reincidência, o valor dobra.

O prefeito Fernando Haddad sancionou a lei nesta quinta-feira (25) e justificou que "a medida é de inegável interesse público, porquanto denota a preocupação em se coibir a crueldade e os maus tratos aos animais". Haddad vetou apenas o artigo 7º que previa a imediata aplicabilidade da lei. Para o prefeito, "os estabelecimentos comerciais precisam se adaptar às novas regras" e, por isso, foi dado o prazo de 45 dias para a lei entrar em vigor.

A lei não afeta o consumo ou uso de produtos já adquiridos ou que venham a ser adquiridos fora da cidade.

O fígado gordo do ganso é resultado de um método milenar conhecido como gavage, em que os animais são forçados a se alimentar. Ativistas em defesa dos animais consideram o método cruel. Fonte: G1 São Paulo-26/06/2015

Comentário: Agora os gansos poderão dormir mais ou menos tranquilos, só poderão ser assados ou refogados. O burgomestre se preocupa apenas com ciclovias e gansos junto com algumas ONG´s.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Brasil é a Terra do Nunca

O Brasil é a Terra do Nunca. Dos que nunca aprendem. Dos que nunca mudam. E, tal qual Peter Pan, dos que nunca crescem. Os mesmos problemas vividos eternamente. Educação, saúde, política, infraestrutura, economia, abismo social, pobreza, bolsões de riqueza, modernidade e prosperidade aqui e acolá, tudo exatamente igual. Fonte: Exame - 09/10/2013

Comentário: Escutei do meu pai, o Brasil é o  celeiro do mundo, onde se plantando tudo dá. É o país que tem tudo para dar certo. Ele se foi. Minha geração já se passou. É o país do futuro que nunca chega. Parece que estamos condenados a Terra do Nunca. Ou seremos predestinados a tragédia grega?

Obs: A Terra do Nunca é uma ilha fictícia do livro Peter Pan, do escritor escocês J. M. Barrie. É a morada de Peter Pan, Sininho, e os Meninos Perdidos entre outros. Seu mais conhecido residente recusou-se a crescer, sendo a Terra do Nunca muitas vezes usada como uma metáfora para o comportamento eternamente infantil, a imortalidade e o escapismo. Wikipédia