domingo, 27 de agosto de 2017

Chuvas inesperadas transformam deserto mais seco do mundo em tapete florido

“Desierto florido”. É desta forma que os chilenos apelidam um exuberante fenômeno natural que cobre de flores o mais seco deserto do planeta. Esta temporada, considerada a mais intensa das últimas duas décadas, foi provocada por chuvas intensas e inesperadas que atingiram o norte do país durante o inverno e transformaram o Atacama num tapete colorido.

Normalmente, o espetáculo da natureza acontece a cada cinco ou sete anos, mas a última florada aconteceu em 2015, tornado o fenômeno deste ano completamente inesperado. As sementes passam anos enterradas no solo seco do deserto, e germinam nas escassas temporadas de chuvas.

Segundo a Corporação Nacional de Florestas (Conaf), o “desierto florido” deve ter sido provocado pelo El Niño do ano passado, que alterou o regime de chuvas na região. Em maio, fortes chuvas atingiram o deserto, principalmente na província de Huasco. As cerca de 200 espécies diferentes de flores são endêmicas do Atacama e protegidas por lei.

Como o espetáculo atrai muitos turistas, a Conaf realiza ações de fiscalização constantes, para identificar problemas e conscientizar os visitantes sobre a impportância da proteção das espécies vegetais únicas e ecossistemas associados ao “desierto florido”.

— É espetacular, mas deve-se ter precaução: não pisar nas plantas, carregar o lixo — comentou o turista Filomeno Astudillo, ao portal da Conaf. — Acho muito bom que as autoridades estejam no campo para incentivar o cuidado e o turismo.

De acordo com o Servicio Nacional de Turismo, os melhores locais para observação são o Parque Nacional Llanos de Challe, a rota costeira entre Caldera e Huasco, e o Parque Nacional Pan de Azúcar. As flores começaram a desabrochar no fim de julho, mas o ápice acontece entre a segunda semana de agosto e a primeira quinzena de setembro. A expectativa é que 25 mil turistas visitem o Atacama neste ano, 25% a mais que em 2016.  Fonte: O Globo-24/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário