quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A História dos Óculos

Os primeiros registros históricos sobre a existência das lentes foram pelos chineses 500 aC. Eram usadas como adornos coloridos por nobres, pois não possuíam grau.
Na Idade Média os monges começaram a usar a chamada “pedra de leitura” feita em cristal para aumentar o tamanho das letras (eram as lupas primitivas). Há relatos que o Imperador Nero colocava uma pedra polida na frente dos olhos para ver os duelos, contam que deveria ser uma pedra de esmeralda que amplificava sua visão para correção de uma provável miopia.

Somente no século XIII na Alemanha , surge o primeiro par de lentes unidas por rebites ou aro em compasso que se apertava sobre o nariz para se posicionar na frente dos olhos. Foi sucesso de vendas na Itália e por isso os italianos passaram a ser considerados os inventores dos óculos.

No século XV surgiram os óculos com haste lateral que eram colocadas na frente dos olhos somente para leitura. Foram usados por présbitas cultos, por isso era sinônimo de inteligência, status e nobreza. Os óculos com hastes curtas eram usados por homens casados e os de hastes longas pelos solteiros. Modelos femininos também surgiram com hastes longas.

A partir de 1700 foram testados vários materiais para tornar os aros mais confortáveis e diminuir o peso sobre o nariz: osso, chifre, madeira ,couro, cobre etc. Nesta época surgiram alguns modelos com hastes e o óculos começaram a ser usados na correção dos olhos míopes. Estudiosos tiveram uma melhor compreensão dos princípios da refração da luz e houve a invenção do bifocal por Benjamin Franklin em 1730.

No fim do século XIX as lentes dos óculos começaram a ser fabricadas com vidros de melhor qualidade óptica (vidro Crown) que é usado até hoje em alguns casos, por ser resistente aos riscos, mas como é um material mais pesado e quebrável veio sendo substituído pelas resinas , que são materiais plásticos com maior leveza e resistência ao impacto . No século XX inicia-se o modismo dos óculos, a preocupação com a estética e o conforto das armações. Fonte: Portal da Retina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário