sábado, 17 de janeiro de 2015

Brasileiro condenado à morte por tráfico é fuzilado na Indonésia

O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado por fuzilamento às 15h30 deste sábado (17), horário de Brasília, na Indonésia.

A confirmação foi dada por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral do país asiático. A execução ocorreu à 0h30 de domingo (18) pelo horário da Indonésia, dentro do complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 km da capital Jacarta.

A morte foi confirmada oficialmente à 0h45 no horário local (às 15h45 em Brasília).

O corpo de Marco será cremado na Indonésia e levado para o Brasil. Os custos correrão por conta da tia do brasileiro; o Itamaraty não pode pagar por funeral de cidadãos no exterior.

Fonte: Folha de São Paulo - 17/01/2015   

Em nota, Dilma diz que 'lamenta profundamente' execução de brasileiro

Nota à imprensa

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 (horário de Brasília) na Indonésia.

Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico  como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada.

O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

Secretaria de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social

Presidência da República”

Comentário: Como alguns setores do governo  estão envolvidos com corrupção, doleiro, lavagem de dinheiro a jato, agora, o governo está preocupado com a cocaína, por causa de  um traficante brasileiro, que foi condenado à morte e fuzilado.   A presidente pediu clemência para o traficante. A que ponto um governo se envolve por uma causa de traficante internacional de drogas? Estamos acostumados com a zona cinzenta, a zona desmilitarizada da moral, onde penetra o jeitinho brasileiro, esticamos os limites  da ética e da moral como se fosse um elástico.

Um governo que acha natural a corrupção, a lavagem de dinheiro, a engenharia financeira do doleiro  está a um passo de uma crise diplomática por causa de um traficante? É a crise da cocaína? Imagino se o presidente da Indonésia desse o indulto, ele seria recebido pelo governo, e teria o seu momento glória na mídia. Foi um traficante global. Como sempre o Fantástico passará no domingo a vida do trabalhador traficante. É Fantástico.

Agravante

Traficante de drogas por anos na rota Rio-Amsterdã-Bali, ele nunca havia sido pego.

Escapou da polícia e foi recapturado duas semanas depois. . 

A fuga e a captura foram parar em jornais e na TV, tanto pela ousadia do brasileiro como pela quantidade de droga apreendida, 13,4 kg entre as maiores até hoje para traficantes.

A quantidade de cocaína  aprendida equivale a 90 mil papelotes de cocaína para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário