sábado, 10 de janeiro de 2015

Atentados na França

Nesta sexta-feira (9), operações simultâneas encerraram dois cercos policiais que estavam em andamento na França, matando os irmãos Chérif e Said Kouachi, suspeitos do massacre no jornal "Charlie Hebdo", e Amedy Coulibaly, um sequestrador que mantinha reféns em um mercado em Paris.

Procurados pela polícia, os dois supostos autores do atentado ao jornal se entrincheiraram em uma pequena gráfica em Dammartin-en-Goële, a 40 km de Paris, após um tiroteio com as forças de segurança. Eles acabaram mortos ao fim do cerco, quase 50 horas após o ataque à sede do semanário de humor parisiense, onde fizeram 12 vítimas.

No mercado judaico de Porte de Vincennes, quatro reféns que eram mantidos por Amedy Coulibaly morreram. Outras pessoas que estavam no mercado foram libertadas com vida. Coulibaly também é suspeito de ter matado uma policial no dia anterior. Ele teria afirmado estar "sincronizado" com os irmãos suspeitos do ataque ao jornal.

A polícia procura agora uma mulher de 26 anos, Hayat Boumeddiene, por associação com Amedy Coulibaly, o sequestrador que foi morto no mercado de Vincennes. O "Le Monde" afirma que Boumeddiene, que seria namorada do suspeito, não estava presente no sequestro. Ela é considerada suspeita de agir junto com o parceiro na morte a tiros da policial Clarissa Jean-Phillipe na quinta-feira (8), segundo o jornal francês. Fonte: G1-10/01/2015

Comentário: O problema não é o Alcorão, mas sua  interpretação  e como é feito  o ensinamento.  Entre fatos e versões,  na maioria das vezes, as versões se tornam verdadeiras. As religiões  estão  repletas de versões. Entretanto, qual seriam o limite do humor e  da sátira, em símbolos que são sensíveis as sociedades ou segmentos ? A maioria das opiniões que li dos jornalistas, interpretam que a liberdade de expressão deve ser absoluta. Nesse caso os jornalistas seriam os deuses da sabedoria?  Hoje quem publica uma opinião  tem de ter uma visão da abrangência atual da informação que é muito maior do que antigamente que ficava restrito ao jornal impresso. Pode transformar numa comunicação viral. A tiragem impressa do jornal Charlie Hebdo é de apenas 60 mil, mas com a internet atingem milhões de leitores, principalmente as charges. O jornal estava em declínio.

Há necessidade de denegrir os símbolos de uma religião que ainda possui respeito? Nós os ocidentais queremos implantar a democracia com o estilo de vida, para todos os povos, esquecendo cada um deles tem sua peculiaridade. Parece que é a nova cruzada da democracia.

Há necessidade colocar o Papa segurando uma camisinha como se fosse dar uma hóstia? Ou a Maria na posição de dar a luz, saindo Jesus? Lembra muito bem o humor do Pasquim começou bem, depois se radicalizou no humor e na política.

A interpretação do Alcorão para esses povos é a única fonte de sobrevivência para enfrentar a miséria, a dominação tribal, e os governos corruptos. Por acaso  houve comoção ocidental com a morte de 140 crianças no Paquistão pelos talibãs?

O legado deixado pelo Ocidente nas intervenções e apoios;

1-Na guerra da Síria apoiada pelo Ocidente desde o seu início em março de 2011, já morreram 150 mil pessoas.

2-A Guerra do Iraque já contabiliza a morte de pelo menos 174 mil pessoas ao longo dos últimos dez anos, desde a invasão do país pelas forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos. Desse total, entre 112 mil e 122 mil eram civis.

3-A Líbia já abandonada à sua própria sorte pelo Ocidente,  após a derrubada e morte do ditador Kadhafi, não há governo com autoridade.

 4-A guerra do Afeganistão em 2013 causou a morte de 2.959 civis e deixou 5.656 feridos.

A religião retrata a realidade humana, parece que a sociedade quer eliminar ou esquecer,  mas  faz parte do  o processo evolutivo do ser humano ou da sociedade, a religião mostra a violência contra os pregadores, a tortura, o racismo entre etnia, enforcamentos em praça publica, homens que lutavam até a morte nos coliseus, hoje  temos, as lutas livres e o coliseu é a internet,  a Santa Inquisição que matou inúmeras pessoas, depois vieram o nazismo, as ditaduras, os campo de concentração e as guerras. Hoje temos os campos de refugiados. Essa é a história da humanidade. O cientista político Samuel Huntigton definiu bem é o Choque de Civilizações,  as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo.

O que temos hoje na sociedade é a ausência de valores essenciais dentro e fora da família que contrapõe e pode causar conflitos num nicho da sociedade que cultua símbolos mais rígidos.

Hoje  a sociedade só vê o que está preparada para ver, ou aquilo que escolhe ver. É só olhar o que os ocidentais estão fazendo no mundo árabe, muçulmano ou islâmico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário