sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O comércio regional da América Latina parece uma lasanha econômica

A notável performance econômica da América Latina na última década está ameaçada e a região precisa de “reformas estruturais”, disse nesta sexta-feira (5) a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante encontro sobre os desafios da região em Santiago, no Chile.

Segundo Lagarde, muitos países do continente precisam melhorar significativamente suas condições de infraestrutura, logística e custo, se quiserem assegurar um crescimento sustentável. “A integração do comércio regional deve ser reinventada. Necessita de mais colaboração entre os países nas áreas de energia, transportes e tecnologias de informação”.

A diretora do FMI também criticou blocos econômicos da América Latina, como o Mercosul, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a Unasul. Lagarde comparou os grupos a “uma lasanha”, devido à diversidade de ingredientes que a compõem. “É possível fazer uma receita melhor. Você não consegue um bom resultado porque há muitas camadas e regimes muito diferentes”, disse. Fonte: G1-05/12/2014 

Comentário: Acho que parece muito mais com um rodízio de pizza. Em São Paulo tem uma pizzaria que oferece 60 sabores. É popular, serve para nova classe média emergente, etc. A América Latina é uma autêntica pizzalândia. Os sabores ideológicos são discrepantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário