quarta-feira, 10 de março de 2010

Tecnologite

Antes da era da internet a conexão era com os livros. Navegávamos nos sonhos virtuais do pensamento. Ler significa atribuir, é construir um significado para o texto lido. Uma leitura sem compreensão não é leitura, é sem fundamento. Ler é compreender, e se isto não ocorre, a pessoa está parando na etapa de decodificação do sinal gráfico. Para que uma leitura seja eficiente, é preciso que haja interação entre o leitor e o texto lido. Essa era conexão com o mundo. Era a conexão da palavra com o pensamento. Era o mundo do conhecimento
Quem são os Baby Boomers eletrônicos? A geração Baby Boomer são aquelas pessoas que nasceram na era da internet. É a geração interessado na transmissão de informações. É geração que está com tudo mundo, mas está com ninguém.
É a geração de jovem multitarefa, predomina o audiovisual, ouve musica e consegue manter  conversas em paralelo através do sistema de mensagens instantâneas com várias pessoas. É o fast food eletrônico. Tudo tem de ser instantâneo. A informação atropela o pensamento. O livro físico é o atraso, pois o pensamento cadencia as conexões com palavras e o livro virtual, isto é, na página virtual, você  pode pular ou abrir várias. Não há conexão com o pensamento. A informação predomina na fluidez das palavras. Esse tipo de informação é o santo Graal, é o elixir da vida dessa geração. É a geração on-line. É o radar humano ligado 32 horas.
Onde você olha alguém está conectado on-line
Alguém está falando no celular
Alguém está usando o computador
Alguém está navegando na internet
Ou fazendo tudo isso simultaneamente
É a rede social, a comunicação virtual está tão próxima, torna-se a comunicação real tão distante. Tudo tem de ser rápido e descartável. E a vida real  está virando um pagina virtual  É o crack eletrônico. Parece um filme em 3D, que prevalece a interação e a fluidez da palavra. A ação prevalece sobre o pensamento. Não há tempo para pensar. Esse tipo de informação, parece um allien, um elemento estranho que penetra no corpo humano, alimenta dele e o conduz. Estamos perdendo o senso crítico e a arte de sonhar. Sonhar é como um novelo de lã, cheio de labirinto e surpresa. O sonho da internet é instantâneo e linear. E o senso crítico é a busca do questionamento, confronta motivos, busca descobrir a verdade. É o observador crítico da sociedade.que exige pausa, raciocínio, que a informação eletrônica não o permite.   
Receita Médica para Tecnologite :
Indicações:
Para pessoas com tecnologia a flor da pele. Com tendências a procurar on e off em tudo o que vê. Pessoas que sonham com botões e quando acordam, se vêem mandando Mensagem SMS para algum ser da mesma espécie. Para aqueles que tendem a procurar tela touch screen em tudo que vê.(Flavio Pucci)
Na maioria  das vezes resulta em uma condição de falta de emoção típica de dirigir as relações interpessoais, em que permanece em um ambiente protegido, como a de seu quarto.
Ela também pode causar transtorno Dependência da internet caracterizada pela necessidade compulsiva de usar a Web, pela instabilidade de humor e desconforto físico e mental, um sentimento irreal de onipotência e ausência de limites espacial-temporal
Posologia: tomar uma dose por semana de nostalgia, por exemplo, ler livros, conversar ou bater papo fisicamente. Superdosagem: três vezes por semana. Não existe efeito colateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário