quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mamma mia! A verdadeira pizza napolitana

A União Europeia reconheceu oficialmente hoje o selo STG (Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida), concedido à verdadeira pizza napolitana.
Anote a receita: disco de massa à base de farinha de trigo e água de qualidade, com centro medindo no máximo 0,5 cm e borda alta, dourada e crocante. Na cobertura, molho de tomate do tipo san manzano ou vesuviano, típicos da região da Campânia, pedaços de mussarela de búfala e manjericão fresco. É assim que deve ser uma autêntica margherita.
Desde 2004, os pizzaiolos locais aguardavam pelo reconhecimento do estatuto com normas de procedimento de preparação das pizzas napolitanas –margherita e marinara (alho, azeite, tomate e orégano) – escrito por Antonio Pace, fundador da Associazione Verace Pizza Napoletana, e outros 17 pizzaiolos, e registrado em todos os cartórios de Nápoles.
A paixão napolitana pela pizza é como a nossa pelo arroz com feijão. A primeira margherita a sair do forno a lenha foi feita pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para servir à rainha Margherita di Savoia e seu marido Umberto I, reis da Itália, em 1889.
Para apresentar a pizza como é feita na Itália, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro realiza até o fim do mês o 1º Festival Verace Napoletana, em pizzarias do Rio, como a Capricciosa, e de São Paulo, como a Speranza.
Fonte: Estadão - 09.12.09
Comentário: São Paulo tem uma afinidade com a pizza, pois é um dos poucos lugares onde o pessoal come pizza, sentado  em volta de uma mesa, com muitos amigos, com a família, etc. Pizza é a cara de São Paulo. Não há como comer uma pizza sozinho. Ela pede muitas  bocas, vozerio, alegria, etc Viva a pizza. E a pizza aí no Chile continua um empadão, estilo americano??? Ou melhorou? 
Hoje, São Paulo é a segunda cidade do mundo em pizzarias, só perdendo em quantidade para Nova Iorque. São aproximadamente 6.000 casas especializadas que servem 1.500.000 pizzas por dia, tradicionais, modernas, artesanais, massa fina, massa grossa, com queijos, tomates, azeitonas e muito amor, com água, fermento, farinha, pitadas de carinho, açúcar e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário